Geral

Incêndio atinge galpões de catadores de recicláveis em Vitória

Três prensas utilizadas para amassar os produtos foram destruídas

Um incêndio atingiu três dos quatro galpões da sede dos catadores de recicláveis, que fica no bairro Itararé, em Vitória, neste domingo (22). Nos espaços destruídos, os trabalhadores guardavam jornais, latas e vidros.

Três prensas utilizadas para amassar os produtos foram incendiadas. O fogo se espalhou pelas paredes e teto. Mais de 60% de toda a área precisou ser interditada. De acordo com a presidente da categoria, Vera Lúcia, a Defesa Civil informou que a estrutura corre o risco de desabar.

"Agora estamos nesse pesadelo pensando o que fazer e como fazer. Perdemos todas as cargas, as três prensas foram danificadas, que são as nossas fontes de fazer os fardos", explicou Vera Lúcia.

Os galpões contam com sistema de alarme e videomonitoramento, mesmo assim já foi invadido diversas vezes por criminosos. A câmera que poderia ajudar nas investigações sobre o incêndio foi danificada pelo calor das chamas. Com o fogo, o trabalho de uma semana inteira foi perdido. "Queimou nossos pets, papelão, foi tudo. Não tem nem como começar a trabalhar", disse a presidente.

Do lado de fora, os catadores ficaram observando o trabalho da perícia da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Quem tira o sustento familiar do trabalho na associação disse que agora não sabe como vai fazer. "É a única fonte de renda que tem na minha casa. Eu sou pai e mãe e tenho cinco filhos para criar", contou a catadora Ana Lúcia.

A associação existe há 11 anos e sempre funcionou no mesmo lugar. Pelo menos 24 famílias dependem do que é produzido no local. Com o incêndio, só sobrou um espaço. De acordo com os bombeiros, ainda não é possível dizer se o incêndio foi criminoso ou não. Um laudo apontando as causas deve ficar pronto em até 20 dias.

Pontos moeda