Geral

Mães relatam lotação, falta de profissionais e medicamentos no Hospital Infantil de Vila Velha

Apesar das denúncias, o gerente de enfermagem do hospital, Rogério Martinelle Esperandio, afirma que não faltam profissionais no pronto-socorro

Quem procura atendimento no Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado no bairro Soteco, em Vila Velha. tem reclamado da lotação, falta de profissionais, medicamentos e aparelhos quebrados.

Além disso, é possível encontrar crianças deitadas em colchonetes ou a recebendo atendimento em cadeiras, muitas delas com soro no braço.

Os problemas acima são relatados por mães que possuem filhos internados no hospital. Segundo elas, os problemas se agravam no período noturno, quando a quantidade de funcionários diminui. 

A diarista Paula Santos ficou com o filho, de apenas três meses, internado mais de uma semana no hospital. Ela relata que a situação no local é revoltante. "Meu filho ficou mais de 24 horas no corredor. E isso é comum lá. Além disso, é um técnico de enfermagem para atender mais de 70 crianças. O atendimento a noite é péssimo. Faltam profissionais, medicamentos e a estrutura do hospital também é preocupante", ressalta. 

Apesar das denúncias, o gerente de enfermagem do hospital,  Rogério Martinelle Esperandio, afirma que não faltam profissionais no pronto-socorro. 

Imagem registrada do teto na instituição

Nova Administração

O Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) pertence a rede estadual de saúde e, desde outubro de 2017, passou a ser administrada por uma organização social especializada em gestão hospitalar, o Instituto de Gestão e Humanização. O contrato tem vigência de cinco anos e o repasse previsto, para os 13 primeiros meses, é de mais de 76 milhões de reais. 

A Maternidade do hospital conta com 36 leitos de obstetrícia em alojamento conjunto e quatro leitos de pré-parto. O hospital dispõe também de uma unidade neonatal com 51 leitos, dos quais 30 são leitos de terapia intensiva (Utin), 15 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco) e seis são leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca).

Pontos moeda