Geral

Não devemos deixar acordo nuclear sem ter algo para substituí-lo, diz Macron

Redação Folha Vitória

Com um discurso pregando multilateralismo, o presidente da França, Emmanuel Macron, dirigiu-se hoje ao Congresso dos Estados Unidos abordando dois temas principais: o acordo nuclear com o Irã e o Acordo Climático de Paris.

Exaltando a relação historicamente próxima entre os dois países no combate a ameaças contra a democracia, Macron reafirmou que o Irã não poderá ter armas nucleares "nem agora, nem daqui a cinco anos, nunca". Porém, o francês ponderou que é necessário respeitar a soberania dos países do Oriente Médio e não entrar em guerras desnecessárias.

"O acordo nuclear com o Irã não atende todas as nossas preocupações. Mas isso não significa que devemos desistir dele sem ter algo palpável para substitui-lo", disse Macron. "Temos que trabalhar num acordo mais abrangente".

O presidente francês também exaltou os esforços dos Estados Unidos na pressão para desnuclearizar a Península da Coreia.

Mudanças climáticas

Um dos principais motivos da visita de Macron aos EUA, o Acordo Climático de Paris, não ficou de fora do discurso do presidente.

"Alguns acreditam que proteger os negócios atuais, as indústrias antigas e os empregos nesses setores é mais importante do que investir em soluções para diminuir o impacto no clima", disse o presidente. Ele ainda se mostrou convicto de que os EUA um dia retornarão ao Acordo de Paris, cuja retirada foi feita pelo presidente Donald Trump em junho do ano passado. (Flavia Alemi - [email protected])

Pontos moeda