Geral

Pontos de entulho se tornam jardins em Cachoeiro

A rua Dalva Melo Santana, no Gilson Carone, é uma das que serão contempladas

Mais cinco locais usados de forma frequente para descarte irregular de entulho devem dar lugar a jardins sustentáveis em Cachoeiro. A prefeitura iniciou trabalhos de limpeza nos pontos e a mobilização das comunidades para implantar essa iniciativa, que também contempla outras áreas da cidade.

Nessa ação, atuam em conjunto as secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), e de Meio Ambiente (Semma). Além de combater o despejo de resíduos em local indevido, o objetivo é embelezar as áreas incentivando o envolvimento dos moradores, que ajudam na preparação e se tornam guardiões dos canteiros, ornamentados com flores e plantas e montados a partir do reaproveitamento de pneus usados.

Nos últimos dias, as equipes de limpeza da Semsur atuaram em pontos nas ruas Dalva Melo Santana, no bairro Gilson Carone; Dr. Deolindo e Amâncio Silva, no Baiminas; e José Lourenço e Arquilino Marconsini, no Alto Amarelo.

De acordo com a secretaria, de 7 a 10 toneladas de lixo e entulho são retiradas semanalmente desses locais. Por isso, além de remover a sujeira, são desenvolvidas ações de conscientização junto aos moradores e comerciantes a respeito do descarte irregular, também para incentivar a comunidade a abraçar a ideia do jardim.

“Nossos recursos humanos e materiais poderiam estar direcionados a outras áreas necessitadas e ações se não houvesse esses descartes irregulares. Empregamos muito da nossa força de trabalho e do nosso tempo na remoção de entulhos. Por isso, pedimos o apoio da população nessa luta por uma cidade mais limpa, bonita e saudável”, enfatiza o secretário municipal de Serviços Urbanos, Paulo Miranda.

Seis bairros já contemplados

A revitalização de pontos de descarte por meio da implantação de jardins já ocorreu nos bairros Alto União, Nossa Senhora da Penha, São Francisco de Assis, Vila Rica, Village da Luz e Zumbi.

A população também pode ajudar a combater o descarte de resíduos em locais públicos denunciando os responsáveis à prefeitura pelo telefone 156, da Ouvidoria Municipal. Equipes de fiscalização vão ao local indicado para notificar o autor da prática, que é sujeita a multa.  



Pontos moeda