Geral

Professor capixaba dedica a vida à fabricação de instrumentos em Domingos Martins

Nelson Gonçalves é conhecido como Nelson Sete Cordas e tem desejo em aprender a fabricar instrumentos começou a ser colocado em prática, quando Nelson procurou o Instituto Preservarte

Foto: Augusto Cola

Nelson Gonçalves, mais conhecido como Nelson Sete Cordas, é um apaixonado músico capixaba que dedicou mais de 30 anos da sua vida como professor de violão na Faculdade de Música do Espirito Santo e mergulhou na onda da luteria depois de conhecer o trabalho do Instituto Preservarte.

A instituição promove aulas gratuitas de luteria, ministradas por professores e ex-alunos voluntários que ensinam a técnica de construção e manutenção de instrumentos de corda, feitos em madeira.

Desde que Nelson começou a atuar como lutier, já produziu 10 violões, sua paixão. A técnica exige cuidados específicos como a escolha da madeira correta e a forma de manusear os materiais e máquinas para produção das peças. “É preciso conhecer a madeira, seu comportamento. O tempo chuvoso, úmido, o tempo da cola, tudo importa”, diz.

Hoje, ele se dedica a essa arte no alto do Vale da Estação, em Domingos Martins, produzindo suas peças com madeira de ébano na escala, jacarandá indiano para a lateral, fundo e cavalete, e abeto para o tampo. Como madeira alternativa, informa que ainda é possível a produção de peças com arapoca, pequiá e imbuia.

Pontos moeda