ADOTE UMA CAUSA

Geral

Projeto do Albergue Martim Lutero previne câncer de pele na população capixaba

As ações do Programa Dermatológico acontecem no primeiro sábado de cada mês

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória


Uma das frentes de trabalho da Associação Albergue Martim Lutero, nova entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz (IAB), é o Projeto de Atendimento Dermatológico (PAD), que realiza ações dentro do de outro projeto, intitulado Salve a Sua Pele.

A ação tem como principal objetivo rastrear o câncer de pele nos moradores das áreas urbanas. Na Grande Vitória, o atendimento é realizado todo primeiro sábado do mês, na Igreja Presbiteriana do Ibes, em Vila Velha.

O atendimento é realizado das 8h às 12 horas e cerca de 200 pessoas são assistidas pela equipe. Para ser atendido, é preciso realizar agendamento prévio no local ou na sede do Albergue Martin Lutero, pelos telefones (27) 3225-5386 ou 3229-7448.

De acordo com o superintendente da associação, João Paulo Auler, um grupo formado por profissionais e voluntários são os responsáveis pelo atendimento à população. "São acadêmicos , cirurgiões, professores e enfermeiros que realizam consultas e, havendo necessidade, até pequenas cirurgias", disse.

Além da equipe de profissionais, um grupo de voluntários também se dispõe a receber a população e fazer cadastros, lanches e demais serviços necessários. O projeto é administrado pela Ação Diaconal Ecumênica (ADE), composta pela Igreja Presbiteriana Unida, Igreja de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Católica. Estas entidades são responsáveis por coordenar o trabalho e fazer a logística das atividades.

Associação Albergue

A Associação Albergue Martim Lutero tem por missão acolher e auxiliar pessoas por meio da assistência à saúde, contribuindo para uma relação saudável de cada indivíduo consigo, com o próximo e com o meio ambiente. A atuação é realizada como braço diaconal da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

A sede da instituição fica localizada no bairro Tabuazeiro, na capital. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. A Associação Albergue Martim Lutero possui duas frentes de trabalho: o albergue e a prevenção ao câncer.

Pontos moeda