• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Projeto leva curso gratuito de violino a adolescentes de Guarapari

  • COMPARTILHE
Geral

Projeto leva curso gratuito de violino a adolescentes de Guarapari

As aulas acontecem na Escola Zilnete Pereira Guimarães, na Praia do Morro.

Há quatro anos o Projeto de Violino ensina o instrumento clássico para aproximadamente 60 crianças e adolescentes das escolas Zilnete Pereira Guimarães, Florisbela Lino Bandeira e Presidente Costa e Silva. O projeto de caráter inclusivo e educacional é realizado pela Rede Municipal de Guarapari e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

De acordo com a pedagoga da Gerência de Planejamentos e Projetos Educacionais da Semed e coordenadora do projeto, Ana Paula Santiago o projeto musical tem a finalidade de incentivar a criança a estudar música através de um instrumento, promovendo o aspecto social, afetivo, cognitivo e psicomotor.

“O projeto desenvolve a parte mais humana dos alunos. Esse contato e convívio social que a música proporciona, seja entre os alunos e nas apresentações públicas que eles participam. Além disso, é uma forma de promover a aproximação e combater a evasão escolar”, explicou.

Orquestra em uma das suas apresentações na Câmara Municipal de Guarapari.

Ainda de acordo com a coordenadora, o projeto ocupa os alunos para que possam ter um espaço no contra turno escolar. “As aulas de música não comprometem a grade curricular do aluno. E acaba sendo uma atividade a mais para as crianças e adolescentes que participam do projeto”, completou Ana Paula.

O estilo musical e a escolha do repertório priorizam a música popular brasileira (MPB) e músicas folclóricas. Algumas peças estrangeiras também são estudadas e executadas, caso sejam solicitadas pelos alunos.

As aulas acontecem na Escola Zilnete Pereira Guimarães, na Praia do Morro, às segundas e terças-feiras das 7h às 11h (matutino) e das 13h às 11h (vespertino) com professor e maestro Rafael Pires Farage.