Geral

Rios Jucu e Santa Maria registram melhor nível de vazão do ano

O aumento do volume de água aconteceu após as fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo nos últimos dias

Apesar dos diversos problemas causados pelas fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo no início desta semana, o volume de água colaborou para que os principais rios que abastecem a Grande Vitória alcançassem o maior nível registrado neste ano. O momento é favorável, mas ainda é preciso um consumo consciente.

Segundo o boletim da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que mede, semanalmente, a vazão dos rios, o Jucu tinha na semana passada uma vazão de 36.600 litros por segundo (L/S). Após as chuvas, está com 111.476 L/S. Já o Rio Santa Maria estava com 37.128,38 L/S atualmente está com 8.728,85 L/S.

O diretor assistente da Agerh, Antônio de Oliveira Júnior, disse que o aumento do nível dos rios é motivo para comemorar, uma vez que tudo leva a crer que o período de seca forte que o Espírito Santo enfrentou nos últimos três anos ficou para trás. Mesmo assim, é preciso cautela. "Estamos confirmando um período de normalidade, entretanto não temos grandes reservas para a época seca. Considerando que podemos enfrentar um período seco mais severo, que os usos na área urbana e rural precisam se manter consciente e racional", disse.

A Agerh alerta que mesmo com esse cenário que é favorável, é preciso lembrar que os reservatórios que existem não suprem a demanda. Por isso a importância do consumo responsável. "Nós temos reservatórios, mas não atingem a magnitude da demanda hídrica da área", disse o diretor.

De acordo com o Governo do Estado, das 60 barragens prometidas para o Espírito Santo, 11 já estão concluídas e outras 14 estão em obra. Ainda segundo o governo, a barragem do Rio Jucu é de responsabilidade da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), que, por meio de nota, informou que o projeto já está na fase de elaboração do edital de concorrência, já conta com licença prévia e a licitação já pode ser realizada. 

Pontos moeda