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Saiba como identificar a falta de vitamina B12 no organismo!

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Geral

Saiba como identificar a falta de vitamina B12 no organismo!

A deficiência da vitamina está associada a distúrbios hematológicos, neurológicos e psiquiátricos

Assim como as outras vitaminas que são essenciais para o bom funcionamento do organismo, a vitamina B12 também desempenha um papel importante na saúde, principalmente no sistema cardiovascular. A deficiência da vitamina B12 é diagnosticada através de exame sanguíneo e pode estar associada a sintomas como dificuldade de concentração e memorização, perda de apetite e sonolência.

Nesta terça-feira (24), a nutricionista Estela Reginatto participou de uma entrevista no jornal online Folha Vitória para falar sobre a importância da vitamina, as causas e também deixar dicas de alimentos com boa concentração de vitamina B12. Veja como foi!

Segundo a nutricionista, para fazer o diagnóstico é preciso avaliar o exame sanguíneo dosando a Vitamina B12 ou a homocisteína. "Níveis ideais permeiam o valor de 500pg/mL. Caso você possua um dos sintomas citados logo abaixo, procure seu médico ou nutricionista para verificar uma provável hipovitaminose de Vitamina B12, níveis sanguíneos abaixo de 200 pg/mL indicam a deficiência desta vitamina", explica.

SINTOMAS COMUNS DE DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12:

-Dificuldade de concentração e memorização;
-Ardência na língua;
-Cansaço sem explicação;
-Dor nas pernas;
-Falta de sensibilidade nas mãos ou nos pés;
-Sonolência;
-Dormência;
-Úlcera aftosa;
-Depressão;
-Perda do apetite

CAUSAS DA HIPOVITAMINOSE DA B12:
-Dieta pobre na vitamina;
-Uso contínuo de medicamentos que atrapalham a absorção de B12 (exemplo: metformina, omeprazol e outros);
-Bariátricos;
-Dificuldades de absorção por conta de algum transtorno gastrointestinal;
-Vegetarianismo;
-Disbiose intestinal;
-Doença de Crohn e Doença celíaca;
-Gastrites;
-Úlceras

COMO MELHORAR MEUS NÍVEIS SANGUÍNEOS?
A vitamina B12 existe primariamente em alimentos de origem animal, não sendo encontrada em frutas e vegetais. Logo, se os seus níveis sanguíneos estão abaixo de 200 pg/mL faz-se necessário buscar junto ao seu médico ou nutricionista a reposição desta vitamina por via oral ou sublingual ou intramuscular. Tudo vai variar de acordo com a necessidade individual de cada paciente. Mas se suas quantidades não estão baixas, mantenha o ingesta dos alimentos citados para manter os seus níveis de vitamina B12 sempre otimizado:

-Bife de fígado bovino;
-Carne de Frango;
-Carne bovina;
-Leite integral
-Leite desnatado;
-Camarão;
-Atum;
-Mariscos;
-Salmão;
-Mariscos;
-Fígado de frango;
-Coração de frango cozido