Geral

Saúde inicia novo projeto para prevenção de doenças crônicas em Cachoeiro de Itapemirim

A unidade do bairro Coramara é uma das contempladas

Já está em andamento em comunidades de Cachoeiro o projeto para combater, por meio da atividade física, os casos de Doença e Agravo Não Transmissível (Dant). A intenção da prefeitura é estimular a vida saudável por meio de profissionais adicionados às unidades de saúde.

Com o sedentarismo e a rotina estressante, cresce a incidência dos fatores de risco que podem gerar esses tipos de doença. As causas são, por exemplo, tabagismo, consumo excessivo de bebida alcoólica, obesidade, ingestão insuficiente de vegetais e as dislipidemias, distúrbios gerados, principalmente, por consumo excessivo de gorduras saturadas de origem animal.

Esse tipo de problema tem crescido em todo o mundo e estimulou em Cachoeiro a criação do Saúde em Movimento, projeto conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por meio das equipes de Estratégia Saúde da Família.

Profissionais da própria rede, como fisioterapeutas e educadores físicos, são redirecionados e passam a atuar nos bairros, junto às equipes, com programação de prevenção. Os principais alvos são hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

“As atividades são coletivas em sua maioria, como alongamento e caminhada. Gradativamente, vamos estimulando hábitos saudáveis, pois sabemos que a melhoria na qualidade de vida é uma das melhores formas da pessoa combater o aparecimento desses graves riscos à saúde e à vida”, avalia a gerente de Programas de Saúde, Marusca Mesquita.

De acordo com a Semus, a intenção é continuar ampliando o Saúde em Movimento para mais comunidades. Nos últimos 60 dias, desde a criação, já passaram a fazer parte do cronograma os bairros Paraíso, Gilson Carone, Elpídio Volpini (Valão) e Coramara.

Pontos moeda