Geral

Socol de Venda Nova do Imigrante é reconhecido pelo INPI

Novidade é mais uma conquista para o turismo da região e contribui para divulgação da produção exclusiva de famílias descendestes de italianos

A fabricação de socol, da região serrana do Espírito Santo, foi reconhecida pelo Governo Federal, por meio de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Concedida no primeiro trimestre de 2018, a novidade garante que a cultura e importância histórica do embutido serão protegidas, além de estabelecer padrões de qualidade para a sua montagem e comercialização. Vale lembrar que o INPI é o órgão responsável pelo registro e concessão de marcas, patentes, indicação geográfica, desenho industrial etc.

Desta maneira, sua produção passou a ser fiscalizada e regularizada, trazendo assim mais reconhecimento e valorização à gastronomia capixaba. O produto será avaliado regularmente e deve atender às regras impostas pelo INPI para ter sua comercialização legalizada.

O reconhecimento desse aperitivo típico de descendentes de imigrantes italianos aconteceu por meio de parceria entre o Sebrae, as Secretarias de Agricultura e Abastecimento (Seag) e de Saúde (Sesa) e a instituição Inovate, envolvendo o trabalho de oito famílias capixabas que trabalham com a fabricação.

Os participantes fizeram um curso de preparação profissional a fim de alinhar a produção do embutido nas normas de qualidade do órgão federal. O processo durou mais de dois anos e, por fim, o socol dessas famílias ganharam o selo de qualidade e o reconhecimento de produtos exclusivos da região serrana.

Pontos moeda