Geral

Teste da Linha Verde até a Enseada do Suá começa na próxima semana

A faixa será estendida para as avenidas Américo Buaiz e Saturnino de Brito nos mesmos moldes adotados na Dante Michelini

O teste para ampliar a Linha Verde até a Enseada do Suá, na altura do Hortomercado, ao lado da Praça do Papa, em Vitória, será realizado nos próximos dias 25 (quarta-feira) e 26 (quinta-feira). A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) está concluindo estudos técnicos para a ampliação da faixa.

A Linha Verde será estendida para as avenidas Américo Buaiz e Saturnino de Brito nos mesmos moldes adotados na Dante Michelini, ou seja, com a faixa exclusiva para ônibus, táxis, vans e carona solidária (veículos com três ou mais pessoas). As vias serão sinalizadas com cones e faixas e também receberão o painel eletrônico para avisar o funcionamento do projeto. Além disso, a Guarda Municipal vai orientar os motoristas na região.

"Os resultados têm sido positivos, e vamos fazer um teste já na próxima semana. Vamos monitorar a quantidade de veículos em horários determinados, o tempo dos semáforos, os ajustes que poderão ser feitos, as travessias de pedestres, enfim, situações efetivas que servirão à expansão da Linha Verde”, disse o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann.

Expansão

De acordo com o secretário, esses veículos terão uma faixa exclusiva de quase 9 km da Enseada do Suá até Jardim Camburi, diminuindo ainda mais o tempo de viagem dos transportes coletivos. Além disso, são áreas de intenso comércio e serviços variados, e as pessoas que se deslocam para esta região serão naturalmente beneficiadas.

"Estamos finalizando estudos para que, em breve, possamos ampliar a Linha Verde. Nossa intenção é que a população compactue de nosso esforço e colabore, pois queremos organizar as vias com decisões técnicas, práticas para minimizar os problemas provocados por tantos veículos nas ruas", explicou o secretário.

Monitoramento

Para o bom funcionamento da ampliação da Linha Verde, a prefeitura informou que manterá suas equipes em campo para organizar o trânsito, além de aprimorar as ações de monitoramento em tempo real, por meio da Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal, de ajustes semafóricos e de adaptações de acordo com as particularidades de cada trecho.

Como já ocorre na avenida Dante Michelini, a Linha Verde será adotada de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

Ônibus

A Setran estuda ainda ampliar a rota da Linha número 295 que faz o percurso Enseada do Suá-Jardim Camburi (via Linha Verde) para até a sede da Prefeitura de Vitória, na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, em Bento Ferreira, já nas próximas semanas. Atualmente, o ponto fica na rua Caetano Tunholi, em frente ao Horto Mercado, do outro lado da avenida Nossa Senhora dos Navegantes. A passagem custa R$ 5.

Esta linha faz os dois sentidos e passa nos pontos, em média, a cada 30 minutos. Pela manhã, o primeiro horário é às 6h45 e o último, às 10h45. Já no restante do dia, o primeiro horário é às 15h40, e o último, às 20h20. No sentido Jardim Camburi x Enseada do Suá, o primeiro horário é às 6h45, e o último, às 19h25.

Pontos moeda