Geral

Todas as aulas práticas para CNH na GV serão monitoradas por câmeras a partir de terça-feira

De acordo com o Detran|ES, o objetivo é garantir o cumprimento da carga horária obrigatória e a preparação adequada do candidato à habilitação

Breno Ribeiro

Redação Folha Vitória
A medida estava em fase de testes na Região Metropolitana do Espírito Santo desde o dia 30 de março

A partir da próxima terça-feira (1), todas as auto-escolas da Grande Vitória (GV) deverão ter as aulas práticas para Carteira Nacional de Habilitação (CNH) monitoradas por câmeras. A medida estava em fase de testes na Região Metropolitana do Espírito Santo desde o dia 30 de março deste ano e será testada no interior do Estado a partir de 21 de maio.

Trata-se da Instrução de Serviço N.º 200, publicada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em outubro de 2017, que torna obrigatório no Estado o sistema eletrônico de anotação, transmissão e recepção dos relatórios de avaliação elaborados pelos instrutores relativos às aulas.

Contudo, o proprietário de uma auto-escola localizada na Grande Vitória relata que alguns candidatos não se sentem à vontade com o equipamento. "Durante esse período experimental do sistema, nós constatamos alguns transtornos. Alunos ficam com vergonha, reclamam e se sentem constrangidos com a câmera", fala.

"O diretor de Habilitação e Veículos do Detran|ES, José Eduardo de Souza Oliveira, ressalta que os candidatos à habilitação não precisam ficar envergonhados. "Essas imagens são de uso restrito e didático. Portanto, têm sigilo absoluto", diz Oliveira.

Ainda de acordo com o Detran|ES, os próprios candidatos podem utilizar as imagens registradas para recorrer de resultado de exame, caso seja necessário.

A medida considera o que determinam Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Portaria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

"O monitoramento das aulas práticas de direção veicular será feito por câmeras que irão registrar tudo o que acontece no interior do carro e no circuito que será feito pelo candidato à habilitação. O registro das aulas por meio do videomonitoramento tem o objetivo de garantir o cumprimento da carga horária obrigatória e a preparação adequada do candidato à habilitação", comenta José Eduardo.

Pontos moeda