• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (23)

Geral

Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (23)

Guarapari, Alfredo Chaves e Anchieta estão prontas para imunizar a população. No dia 12 de maio será realizado o dia D de mobilização nacional.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Guarapari, por exemplo, espera vacinar aproximadamente 29 mil pessoas. 

Começa nesta segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A mobilização, realizada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os estados e municípios, segue até 1º de junho. No Espírito Santo, o público-alvo da campanha é de aproximadamente 964 mil pessoas.

Leia também:
>> Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira no ES

Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina é destinada aos idosos partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), detentos, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e os funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar, mediante a apresentação de prescrição médica. Aqueles cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Guarapari

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, durante a campanha, as vacinas estarão disponíveis no Centro Municipal de Saúde, em Muquiçaba e nas Unidades de Saúde (US): "Terezinha Loyola", "Mário Sérgio Pereira", "Terezinha Santos", "Maria Madalena Astori Gobbi", "Dr Roberto Calmon", "Jader Avelar", "Pedro Machado", "Luiz Bubak", “Normilia Cunha", US de Santa Mônica e US de Setiba, das 8 às 15h. A estimativa é de imunizar 28.774 pessoas dentro do grupo prioritário. 

Alfredo Chaves

Em Alfredo Chaves, as imunizações acontecerão nas Unidades de Saúde da sede e Estratégias de Saúde da Família do interior. E, segundo a coordenadora municipal de Estratégias da Saúde, Lenimar Marques, neste ano, o município pretende vacinar 3.800 pessoas, dentro do público-alvo da campanha.

Anchieta

De acordo com a Prefeitura, as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Anchieta estarão preparadas para imunizar o público-alvo da campanha de segunda a sexta, das 7 às 16h. A enfermeira e coordenadora municipal da Vigilância em Saúde, Josiane Santos, alerta para a importância da vacinação. “A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe grave e de suas complicações, que podem chegar ao óbito”.

Casos

Em 2018, até 14 de abril, foram registrados 392 casos de influenza em todo o país, com 62 óbitos – sendo 190 casos e 33 óbitos por H1N1; 93 casos e 15 óbitos relacionados ao vírus H3N2; 62 casos e 6 óbitos por influenza B; e os outros 47 casos e 8 óbitos por influenza A não subtipado.