Geral

Ave gigante rara pode ser observada nas matas de Marechal Floriano

Observadores de aves do Brasil inteiro estão vindo para o Estado conhecer a espécie

A observação de aves é uma prática que tem feito muito sucesso na região serrana do Espírito Santo que possui uma grande diversidade de espécies de aves exóticas e entre elas, a grande novidade é um Gavião Real (Harpia Harpyja) que desde março deste ano tem sido avistada nas matas de Marechal Floriano, na região próxima ao Zoo Park da Montanhas.

A Harpia é tida como a ave predadora mais forte do planeta, possui bico potente e suas garras são maiores que as do urso pardo americano, suas pernas têm a grossura de um punho de um homem adulto, mede entre 90 e 105 centímetros de comprimento e apresenta uma envergadura de mais de 200 centímetros e seu peso varia entre 4 e 4,8 quilogramas para o indivíduo do sexo masculino e entre 7,6 e 9 quilogramas para indivíduos do sexo feminino. Além de admirar sua beleza e excentricidade, a Associação Martinense de Observadores de Aves (Amoaves) tem se preocupado com a fragilidade do animal naquele ambiente.

“A espécie tem um crescimento populacional muito lento. Este fato, associado à destruição de grandes áreas florestais e à caça indiscriminada, torna a espécie ameaçada de extinção em nosso País. A despeito do tamanho e da força, o gavião-real é frágil e vale lembrar que o avanço da fronteira agrícola e da retirada de madeira para a venda é outro fator de risco, uma vez que a espécie precisa de grandes áreas preservadas para sobreviver e só entrelaça o ninho nas árvores mais ascendentes”, ressalta a associação.

A AMOAVES foi procurada pelo Projeto Harpia do ES para auxiliar no processo de monitoramento das aves e na organização das visitações de observadores, com o objetivo de não estressar nem interferir no dia a dia do pássaro, foram traçadas normas para visitação que tem sido um sucesso. O número máximo de observadores por dia é de cinco pessoas, o que evita interferência na rotina diária de limpeza e alimentação aos animais em cativeiro do local. Além dos Observadores de aves o público em geral tem sido atraído ao local para observar uma raridade da fauna brasileira livre nas matas Florianenses. 





Pontos moeda