Geral

China aterrissa bombardeiros de longo alcance pela 1ª vez em região disputada

Redação Folha Vitória

As forças aéreas da China aterrissaram bombardeiros de longo alcance pela primeira vez em um aeroporto no Mar da China Meridional, disse o jornal estatal China Daily neste sábado, em um movimento que provavelmente aumentará preocupações em relação às reivindicações expansivas de Pequim sobre a disputada região.

De acordo com o diário chinês, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular conduziu na área oceânica treinamentos de decolagem e aterrissagem com bombardeiros do tipo H-6K.

Um comunicado do Ministério da Defesa da China afirmou na sexta-feira que o exercício foi conduzido no recife de uma ilha, mas não especificou quando ou exatamente onde, informando apenas que ele ocorreu recentemente "em uma área do mar meridional". A pasta do governo apontou, ainda, que o exercício envolveu diversos H-6Ks decolando de uma base aérea e fazendo um ataque simulado contra alvos no mar antes de aterrissar novamente.

Por meio de publicações em mídias sociais chinesas, a Iniciativa para a Transparência Marítima na Ásia, sediada em Washington, identificou o local do exercício como a Ilha de Woody, a maior base de Pequim no arquipélago conhecido como as Ilhas Paracel.

A China está envolvida em múltiplas disputas com vizinhos menores no Mar da China Meridional em torno de ilhas, recifes de corais e lagoas, em águas consideradas cruciais para o comércio global e ricas em peixes e potenciais reservas de óleo e gás. (Associated Press)

Pontos moeda