Geral

Chuva: famílias de Iguape, em Guarapari, perdem tudo e voluntários buscam ajuda

Enquanto a comunidade tenta limpar a lama trazida pela água, voluntários da Ong Atitude arrecadam doações para minimizar o sofrimento das famílias.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
O cenário na comunidade de Iguape é de completa destruição. 

A chuva da última terça-feira (08), que se estendeu durante toda madrugada desta quarta, fez as famílias da comunidade de Iguape, zona rural de Guarapari, perderem praticamente tudo. Alimentos, móveis, colchões, eletrodomésticos, roupas e calçados, nada escapou do forte temporal que elevou rapidamente o nível do rio que corta a região.

Os prejuízos ainda não foram calculados, mas as informações são de que a maioria das casas foi alagada, houve queda de muro, vegetação arrancada, calçamento destruído e mercadorias perdidas por parte dos comerciantes.

“Os moradores disseram que a água subiu muito rápido e invadiu as casas sem dar tempo para a tentativa de salvar alguma coisa. Eles acreditam em uma tromba d’água pela rapidez da enchente e porque quase toda comunidade foi atingida, não só aqueles que moram próximos ao rio”, contou Eliene Lima, voluntária da ONG Atitude.

O vídeo abaixo mostra uma das casas atingidas pela chuva. É possível ver as pessoas com água acima dos joelhos:

A água invadiu casas e famílias perderam tudo.

A organização está arrecadando todo tipo de doação – alimentos não perecíveis, água potável, leite, móveis, eletrodomésticos, colchões, itens de higiene, limpeza, roupas de adultos, crianças e bebês, agasalhos e cobertores – a ação está sendo feita em parceria com a Igreja Assembleia de Deus presente na região e todo material arrecadado será levado ao local para que a distribuição seja feita conforme a necessidade de cada família. 

“Nós estamos mobilizados e todo tipo de ajuda é bem-vinda. Quem quiser ajudar é só ligar que vamos buscar ou explicamos o local de concentração dessas doações no bairro Lagoa Funda. Já conseguimos um caminhão para levar tudo conseguirmos”, explicou Eliene.

Para ajudar, basta entrar em contato pelo telefone (27) 99919-1053.

Muros caíram e há lama por todo lado na região, zona rural de Guarapari.

Previsão do tempo

O mau tempo continua em Guarapari e toda região litoral sul. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, a quarta-feira será de mais chuva ao longo do dia e a instabilidade permanece até o fim de semana.

Hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta LARANJA, que indica situação meteorológica perigosa, devido ao acumulado de chuva previsto de até 60 mm por hora.

Colabore!

Participe enviando informações à nossa redação. Registre a situação das chuvas em sua localidade e envie para o nosso WhatsApp (27) 99780-1213.

Pontos moeda