Geral

Combate ao câncer de boca é foco de ação no Centro

Ações são alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Câncer Bucal e ao Fumo, celebrado no dia 31 de maio

Na próxima terça-feira (29), a Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (Semus) estará na praça Jerônimo Monteiro, na região central da cidade, para conscientizar a população sobre o câncer de boca e a importância de sua prevenção. As atividades são alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Câncer Bucal e ao Fumo (31 de maio).

Quem passar pelo local entre 8h e 16h poderá ser atendido com avaliação de cavidade bucal, que será realizada no ônibus do projeto Cachoeiro+Saúde, por dentistas da rede do município. Aqueles que apresentarem lesões suspeitas serão encaminhados para o Hospital Evangélico (parceiro da Semus nesta ação), para serem submetidos a mais exames.

Além disso, durante todo o dia, servidores vão distribuir panfletos educativos e conversar com os transeuntes a respeito do tema.

“O nosso intuito com essas atividades é chamar a atenção da sociedade para uma doença séria, mas negligenciada. As pessoas devem estar atentas às lesões bucais, que podem causar o carcinoma”, explica a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho, ao informar que tabaco, álcool, má higiene bucal e próteses dentárias mal adaptadas estão entre os fatores de risco.

Ela reforça que quem tiver feridas na boca deve procurar atendimento nas unidades básicas de saúde do município. “Lá, o dentista fará um exame clínico para verificar as características da lesão, fazer a biópsia e, caso seja detectado o câncer, fazer os devidos encaminhamentos para o tratamento com o oncologista”, completa.

Pontos moeda