Geral

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro acontece no sábado

Para receber a dose é preciso levar Cartão de Vacina e documento oficial

No próximo sábado (12) é Dia D de imunização contra a gripe em Cachoeiro de Itapemirim. A ação é coordenada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e acontecerá em horário especial, durante todo o dia, em 34 pontos de vacinação.

No Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu – avenida Jones dos Santos Neves, bairro Santo Antônio – e em mais 23 unidades básicas de saúde da região urbana, o atendimento ocorre das 8h às 17h. Já no interior, a ação será em dez unidades, das 9h às 16h.

A dose é destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias depois do parto, idosos, trabalhadores da área da saúde, professores do ensino regular (fundamental, médio e superior), população privada de liberdade, trabalhadores do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Além desses grupos, devem ser imunizados, também, jovens e adolescentes em medidas socioeducativas, de 12 a 21 anos.

Cartão de Vacina e documentos em mãos

Para garantir a dose é importante levar o Cartão de Vacina e um documento oficial. Além disso, estão sendo solicitados laudo médico para os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e, para os trabalhadores da saúde, declaração emitida pelo serviço no qual estão empregados, crachá ou contracheque, além do documento de identidade.

No caso dos professores, declaração da escola assinada pelo gestor, afirmando que o profissional atua em sala de aula.

Campanha segue até 1º de junho

A ação em Cachoeiro, que integra a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, teve início em 23 de abril e segue no município até 1º de junho.

Cerca de 40 mil cachoeirenses fazem parte do público-alvo do Ministério da Saúde e a meta é vacinar, pelo menos, 90%.  Até agora o município atingiu 34,31%, o que corresponde a 13.984 pessoas já imunizadas. No total, incluindo os portadores de doença crônica (que não são grupo prioritário da ação), em torno de 47 mil moradores precisam receber a dose.

Para isso, a Semus conta com a adesão da população à iniciativa, que tem como objetivo reduzir o número de casos de complicações, reduzir o número de internações e óbito causados pela doença, que é típica do período mais frio do ano. De segunda a sexta-feira, as doses estão disponíveis em 23 salas de vacina, em unidades de saúde.

“O objetivo primordial é reduzir internações, complicações e óbitos decorrentes do vírus influenza. Além disso, é muito importante o comparecimento daqueles que ainda não foram vacinados, até porque, neste ano, o Ministério da Saúde pode não prorrogar a campanha”, esclarece a coordenadora do programa municipal de Imunização, Horminda Gonçalves.

Confira os pontos de vacinação do Dia D

Área urbana (8h às 17h)

Centro Municipal de Saúde

UBS Abelardo Machado

UBS Aeroporto

UBS Amaral

UBS Aquidaban

UBS BNH de Cima

UBS BNH de Baixo

UBS IBC

UBS N. Srª Aparecida

UBS Otto Marins

UBS N. Srª da Penha

UBS Paraíso

UBS São Luiz Gonzaga

UBS União

UBS Village da Luz

UBS Zumbi

UBS Coramara

UBS Valão

UBS Vila Rica

UBS Gilson Carone

UBS Agostinho Simonato

UBS Recanto

UBS Novo Parque

UBS Parque Laranjeiras

Interior (9h às 16h)

UBS Conduru

UBS Itaoca

UBS Soturno

UBS Burarama

UBS Pacotuba

UBS Córrego dos Monos

UBS Coutinho

UBS Gironda

UBS São Vicente

UBS Gruta

Pontos moeda