Geral

Documentos fitossanitários podem ser requeridos online

A intenção dessa mudança é oferecer mais comodidade ao produtor rural que antes precisava ir até os escritórios do Instituto para fazer o requerimento

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) facilitou a solicitação do E-PTV que a partir de agora, poderá ser requerido pela internet. O documento é uma Permissão de Trânsito de Vegetais eletrônica, obrigatório para o transporte de determinados produtos vegetais, como banana e citros, para fora do Estado.

A intenção dessa mudança é oferecer mais comodidade ao produtor rural que antes precisava ir até os escritórios do Instituto para fazer o requerimento. Além disso, agora todo processo será otimizado e feito com mais autonomia e facilidade.

Para o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, a emissão on-line vai ao encontro do plano de gestão do Instituto. “A iniciativa gera mais transparência às ações executadas e economia aos cofres públicos, além de facilitar o acesso dos produtores e desburocratizar os serviços. É preciso modernizar a gestão e temos seguido nesta linha”, disse.

Simlam

Com a mudança, a emissão será feita por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), disponível no site do Idaf. A solicitação dos documentos é gerada pelos responsáveis técnicos das lavouras.

Para ter acesso, os produtores e responsáveis técnicos deverão realizar o cadastro no módulo público do Simlam, no site do Idaf.

Pontos moeda