• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

EUA sancionam 5 oficiais da Guarda do Irã por enviar armas à milícia Houthi

  • COMPARTILHE
Geral

EUA sancionam 5 oficiais da Guarda do Irã por enviar armas à milícia Houthi

O Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira sanções contra cinco oficiais "associados" à Força Quds da Guarda Revolucionária do Irã, que são acusados de prover a milícia Houthi com expertise técnica "relacionada a mísseis balísticos" e com armas "não vistas no Iêmen antes do atual conflito".

"Os Houthis lançaram mísseis contra Riad (capital da Arábia Saudita) tão recentemente quanto em 9 de maio, enquanto alvos anteriores haviam sido o Aeroporto Internacional Rei Khalid, na Arábia Saudita, e um navio da Marinha dos EUA operando em águas internacionais", afirma o departamento em comunicado.

Por meio da mesma nota, o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, afirmou que o seu país "não vai tolerar o apoio iraniano aos rebeldes Houthi que estão atacando a Arábia Saudita, aliado próximo" dos EUA.

A pasta informa que, como resultado das sanções, todos os interesses e propriedades dos cinco iranianos que estejam sujeitos à jurisdição dos EUA estão bloqueados e cidadãos e empresas americanas ficam proibidos de realizar transações com os indivíduos que são alvo das punições.

"Instituições financeiras estrangeiras que conhecidamente facilitarem transações significantes para (...) os indivíduos e entidades designados hoje arriscam exposição a sanções que poderiam cortar seu acesso ao sistema financeiros dos EUA", conclui o comunicado do Tesouro americano.