Paralisação dos caminhoneiros

Geral

Greve dos caminhoneiros: veja o que funciona nesta quarta-feira

Na Grande Vitória, a grande maioria dos serviços e instituições segue funcionando normalmente.

Marcela Cota , Marlon Lima *Estagiário , Ana Julia Chan *Estagiário

Redação Folha Vitória

A greve dos caminhoneiros chega ao décimo dia nesta quarta-feira (30) e ainda afeta setores, como transporte e alimentação, em diversas regiões do Brasil. 

Na Grande Vitória, a maioria dos serviços e instituições segue funcionando normalmente. Os ônibus do sistema Transcol vão operar normalmente. Não há falta de combustível no aeroporto de Vitória, segundo a Infraero. 

Veja a lista completa com o que funciona em serviços públicos e particulares:

Educação

Sedu
A Secretária de Estado de Educação (SEDU) informou que aulas da rede estadual estão sendo realizadas normalmente.

Cariacica
De acordo com Secretaria Municipal de Educação (Seme), as atividades nas unidades de ensino do município permanecem normais conforme calendário letivo e nenhuma escola precisou suspender aulas.

Serra
Para a Prefeitura da Serra, está tudo normal e inclusive há estoque de alimentos para merenda.

Vila Velha

Na área de educação, a Prefeitura informa ainda que as aulas seguem normalmente nas escolas da rede pública municipal. A Secretaria Municipal de Educação esclarece que o estoque de merenda é suficiente para suprir a necessidade dos alunos da rede. Em relação a coleta de lixo, o município informa que o serviço também está funcionando normalmente.

Marataízes

A Prefeitura de Marataízes informou que não haverá aulas na escolas da rede pública de ensino de devido a falta de combustível para abastecimento dos ônibus escolares, ocasionada pela paralisação dos caminhoneiros. A previsão de retorno é na próxima segunda-feira (04). 

Ufes

A Secretaria de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), comunicou que as aulas serão mantidas, sem quaisquer alterações. 

Ifes

A assessoria de Imprensa do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), informou que o campus de Cachoeiro de Itapemirim as aulas desta terça (29) e quarta-feira (30) do turno noturno foram suspensas. Nos outros campus o funcionamento está normal, mas com a orientação de evitar atividades avaliativas até que a greve termine.

UVV

A Comissão Coordenadora de Vestibular da Universidade Vila Velha (UVV) informa a nova data do Vestibular da 2ª etapa de Medicina e etapa única dos demais cursos. A data estabelecida é 03 de junho de 2018, às 14h30 no campus UVV Boa Vista. A decisão se deu devido ao reestabelecimento da distribuição de combustíveis nos postos.

A Universidade lamenta o adiamento, mas julga ter sido uma boa medida para a segurança de todos os envolvidos.

Transporte

Vila Velha
A assessoria de imprensa de Vila Velha informou que o sistema de transporte municipal também está atuando com 100% da frota que corresponde a 65 ônibus para o transporte de mais de 20 mil passageiros por dia. 

GVBus
A GVBus informou que a previsão é de funcionamento normal por toda a semana, de acordo com os horários da Ceturb-ES.

Vitória
Segundo o Setpes, responsáveis pelos transportes municipais de Vitória, a frota de Vitória segue rodando normalmente e não há previsão de mudança.

Aeroporto

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou nesta terça-feira (29) que ainda falta combustível para abastecer aeronaves em, pelo menos, oito aeroportos que administra: São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Palmas (TO), Imperatriz (MA), Londrina (PR) e João Pessoa (PB). 

A operação no aeroporto de Vitória segue normalizada.

Supermercados

De acordo com a Associação Capixaba de supermercados (ACAPS), os setores mais afetados são de hortifruti, de proteína anima e de leite e derivados. A Associação, no entanto, não sabe a situação de cada empresa, já que não participa no dia a dia delas.

A greve vem afetando os supermercados, mas a ACAPS não tem números específicos. Ela afeta cada empresa de maneiras diferentes e com produtos diferentes. Não há um posicionamento sobre o horário de funcionamento de cada estabelecimento. 

Coleta de lixo

A coleta de lixo funcionará normalmente em Vitória, Vila Velha e Viana, de acordo com as prefeituras dos municípios. Em Cariacica, podem ocorrer atrasos em algumas rotas, devido aos transtornos causados pelas manifestações de caminhoneiros.

Repartições públicas

O funcionamento das repartições públicas de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana está garantido nesta quarta-feira, informou as prefeituras.

Hospitais

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os hospitais e demais serviços de saúde estão funcionando normalmente.

Hemoes

A direção do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) informou que o estoque de sangue está regular.

Cesan

A Companhia Espírito Santense de Saneamento comunicou que, por enquanto, a produção de água tratada está dentro da normalidade. Contudo, devido à greve dos caminhoneiros, há dificuldade de entrega de produtos químicos para tratamento da água. Sendo assim, aconselham a população a economizar e evitar o desperdício para que não sofram com a falta de água.




Pontos moeda