• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Irã faz exigências a países europeus para permanecer no acordo nuclear

  • COMPARTILHE
Geral

Irã faz exigências a países europeus para permanecer no acordo nuclear

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, criticou nesta quarta-feira as exigências americanas para que Teerã reprima as ambições militares para que haja a negociação de um novo acordo nuclear. Com isso, o Irã emitiu seu próprio conjunto de exigências à Europa a fim de permanecer no pacto nuclear.

Em seu primeiro discurso desde que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, expôs a estratégia americana contra o Irã, o líder do país persa retrucou, ameaçando se retirar do acordo e ampliar o trabalho nuclear do Irã caso a Europa não cumpra sete condições. As exigências surgiram após autoridades iranianas se envolverem em uma série de conversas com a Europa para tentar preservar o acordo de 2015, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a retirada do país do pacto no início deste mês.

Reino Unido, Alemanha, França e União Europeia estiveram envolvidos nas negociações do acordo, que também incluiu os EUA, a Rússia e a China.

As condições de Khamenei incluem a exigência de que os países europeus não levantem as questões dos mísseis balísticos e da presença regional do Irã - ambos os pontos centrais de preocupação dos EUA. Ele procurou uma garantia europeia para comprar petróleo iraniano a fim de compensar qualquer perda de vendas de óleo iraniano devido a sanções americanas. Além disso, ele exigiu que bancos europeus garantam que farão transações com o Irã e pediu que os europeus adotem uma resolução para as Nações Unidas condenando os EUA por violarem o pacto nuclear. Fonte: Dow Jones Newswires.