Geral

Levantamento aponta que recipientes domésticos são principais criadores de mosquitos

O resultado foi apresentado pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), da Prefeitura Municipal de Vitória

Como parte da monitoração de uma possível infestação do mosquito Aedes aegypti, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), da Prefeitura de Vitória, apresentou um levantamento que mostra que os focos de mosquitos continuam tendo relação com os hábitos das pessoas. Os principais criadouros são os vasos de plantas, os ralos de banheiro, o lixo descartado irregularmente e os tonéis de água.

O índice de infestação predial aponta que houve uma pequena redução de focos do Aedes aegypti na cidade em relação ao último levantamento, realizado em janeiro. Naquele mês, a analise mostrou que a cada 100 imóveis 2,3 apresentavam focos do mosquito. Agora, o levantamento caiu para 2,1 imóveis.

Médio risco

Mesmo assim, o índice é considerado de médio risco, o que significa que a população não pode descuidar dos locais que tradicionalmente acumulam água.

 "A orientação é que as pessoas permaneçam realizando vistoria de suas casas e imóveis em geral pelo menos uma vez por semana para eliminar depósitos com água parada e, assim, romper o ciclo de vida do mosquito", disse a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra.

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti  (LIRAa) é realizado quatro vezes por ano. O resultado apresenta a situação de risco dos bairros, divididos em 13 estratos, com os principais criadouros encontrados e o tipo de ação necessária para o controle do vetor. Nenhum bairro foi apontado como sendo de alto risco de infestação.

Ações

Para enfrentar esse cenário, o CVSA realiza ações de rotina, em especial, a visita domiciliar dos agentes de endemias, que fazem tratamento e eliminação de eventuais focos e orientam os moradores sobre medidas de prevenção. Além disso, realiza ações educativas nas comunidades, unidades de saúde, escolas e locais de grande movimentação.

Checklist

Os moradores devem ficar em alerta e podem realizar o checklist para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". O munícipe escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Confira aqui os itens do checklist disponibilizado pela Prefeitura de Vitória. 

Pontos moeda