Geral

Novidade para a gestão da produção de suínos e frango de corte

Embrapa disponibilizou versão atualizada da Planilha de Cálculo de Produção Integrado facilitando a gestão econômica e financeira das propriedades rurais

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibilizou a versão atualizada da Planilha Eletrônica de Cálculo de Produção Integrado. A ferramenta de gestão auxilia os produtores de suínos e de frango de corte na gestão de seu negócio e, com a nova versão, os produtores têm à disposição melhores interpretações dos resultados.

Segundo Marcelo Miele, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves, o objetivo é subsidiar a busca da sustentabilidade dos produtos integrados e das cadeias produtivas de suínos e frango de corte no longo prazo. “Nesse sentido, é uma importante ferramenta para capacitação de técnicos e produtores na gestão de custos de produção”, afirmou.

Recursos e ferramentas

A planilha eletrônica disponibilizada pelo Embrapa, possibilita comparar as receitas obtidas com os custos de produção, acompanhar a geração de caixa da granja e o impacto da prestação do financiamento, além de fazer uma análise do resultado e apresentar uma estimativa da Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento realizado. Depois, ela interpreta os resultados comparando a receita bruta com os custos de produção (variável, operacional e total) e isso proporciona uma análise econômica, comparando saídas de caixa com as entradas de caixas e tudo é apresentado em gráfico para facilitar o entendimento.

Para colaborar, a planilha vem preenchida com exemplos de custos meramente ilustrativos, mas que auxiliam o produtor na inserção dos dados de sua realidade, além de vir com uma cartilha que mostra o passo a passo. Para baixar a planilha, clique aqui.

Pontos moeda