Geral

Ônibus da Saúde faz mais quatro visitas neste mês em Cachoeiro

Em abril, foram cerca de 660 pessoas atendidas pelo projeto

O ônibus do Cachoeiro+Saúde, projeto da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que oferece atendimento de forma itinerante, fará novas visitas a quatro locais do município até o fim deste mês de maio.

Nesta semana, o ônibus já esteve nas imediações do Museu Ferroviário Domingos Lage, no Centro, onde são atendidas pessoas em situação de rua, e na localidade de São João da Lancha.

Na próxima segunda-feira (28), a parada será na comunidade de São Joaquim, e na quarta-feira da semana que vem (30), se direcionará à Tijuca. Nas localidades, o atendimento é das 8h às 15h, e nas proximidades do Museu Ferroviário, das 18h às 22h.

Esta será a segunda vez que o projeto realiza atendimentos nessas localidades em maio – exceto Tijuca, que terá a terceira visita. Além delas, a localidade de Grota Fria também recebeu visita do projeto este mês.

O ônibus do projeto é equipado para a realização de consultas com clínico geral e dentista, além de antropometria (que tira medidas do paciente para acompanhamento), aferição de pressão arterial e de glicemia, e os testes rápidos capazes de detectar hepatites B e C, sífilis e aids. Em abril, foram realizados cerca de 660 atendimentos.

Suporte do Pop Rua

No caso específico dos atendimentos nas imediações do Museu Ferroviário, a equipe do Cachoeiro+Saúde conta com o suporte do Serviço de Atendimento ao Migrante e à Pessoa em Situação de Rua (Pop Rua), que realiza o acompanhamento desse público antes e depois da chegada do ônibus do projeto.

A equipe do Pop Rua, que é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), conta com profissionais de assistência social e psicologia.

Pontos moeda