• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Passeata contra abuso e exploração infantil mobiliza moradores

  • COMPARTILHE
Geral

Passeata contra abuso e exploração infantil mobiliza moradores

As escolas Elisiário Ferreira Filho, Mauro José Christo, Emílio Oscar Hülle, Sítio Rupf, Centro Educacional Integração e Associação Pestalozzi mostraram seu apoio

Nesta quinta-feira (17), aconteceu a caminhada em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em Marechal Floriano. Lá, foi realizado um ato de conscientização, com o Hino 18 de Maio, além de uma pequena palestra com psicólogo Wendel Faller Uhl.

A caminhada reuniu grande parte da comunidade local que se mobilizou na luta para manter a segurança das crianças. As escolas também levaram as crianças para participarem desse ato de prevenção e combate ao abuso sexual. Todos estavam muito ativos durante o percurso, que contou com o apoio da Polícia Militar.

O psicólogo e palestrante Wendel Uhl fez alguns alertas: “Cuidado com o nosso corpo e com o que vamos compartilhar. Fique atento a adultos que pedem ajuda a crianças, porque adulto tem que pedir ajuda a adulto. Parte íntima não se mostra para ninguém. Desconfie de tudo aquilo que ameaça corpo. Preste atenção, pois 60% dos casos acontecem em casa com pais ou padrastos”, destacou.

O incentivo ao movimento

Em todo o Brasil, no mês de maio, acontecem centenas de ações e campanhas voltadas ao tema do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Devido à morte da menina Araceli Cabrera Crespo, em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, a data passou a ser um lembrete para que a sociedade fique atenta às questões de violência na infância. Por isso, a partir do ano 2000, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração sexual de Crianças e Adolescentes.