Geral

Pesquisadora fala em Cachoeiro sobre desafios do público trans

O evento será na próxima quinta-feira (24), no Teatro Municipal Rubem Braga

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Cachoeiro promove, na próxima quinta-feira (24), um evento para fomentar no município o debate e a reflexão sobre ações necessárias ao combate à violência e ao preconceito contra o público LGBT. Será uma palestra com a pesquisadora do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Sandra Mara Pereira, estudiosa da realidade das transexuais e travestis na Grande Vitória. A atividade é alusiva ao Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia, comemorado nesta semana (17 de maio).

O evento será a partir das 19h30, no Teatro Municipal Rubem Braga, com entrada franca. Cientista social, mestra em Sociologia, Sandra vai abordar aspectos de sua pesquisa, que apontou para um cenário de agressões e discriminação que comprometem a qualidade de vida e o futuro do público que é objeto dos estudos.

Segundo a autora, o trabalho – disponível para leitura no site do ISJN – teve como foco gerar informações e dados estatísticos importantes sobre a população trans, com vista a subsidiar a formulação de políticas públicas específicas para este segmento vulnerável da sociedade.

“A pesquisa mostra uma realidade que não é pontual. Ela se repete em nossa cidade e em inúmeras outras, mostrando pessoas que passam por um histórico de bullying e sofrimento. É importante debatermos esse quadro para diminuirmos o preconceito e traçarmos estratégias para o futuro”, avalia a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Saúde

O Centro de Referência em Infectologia Dr. Abel Santana (Crias) também está com programação especial para marcar a data. Na próxima quarta (23), a partir das 8h, a equipe estará na praça Jerônimo monteiro, Centro, fazendo coleta de sangue para exames que detectam doenças como o HIV, sífilis, hepatites B e C. Na ocasião, também serão feitas orientações, inclusive com enfermeiros e psicólogos, além da distribuição de panfletos educativos e preservativos.

Pontos moeda