Geral

Primeira vaga de estacionamento para veículo elétrico do Espírito Santo será inaugurada em Vitória

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Espírito Santo já conta com cerca de 20 veículos movidos à energia elétrica em circulação

Vitória ganhará sua primeira vaga de estacionamento para recarga de veículo elétrico a partir deste sábado (12). O equipamento será de uso irrestrito pela população e ficará localizado no estacionamento coberto do Shopping Vitória. 

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Espírito Santo já conta com cerca de 20 veículos movidos à energia elétrica em circulação e tem se mostrado como um mercado promissor, com novos adeptos.

A instalação da vaga coincide com o debate referente a novas alternativas que possam não só reduzir os congestionamentos, ocasionado pelo volume de carros circulando, como também reduzir a emissão de poluentes no ar.

Em se tratando do Brasil, o setor de transporte é o 2º maior emissor de gases de efeito estufa em todo país, ou seja, representa 11% do total dos agentes encontrados no ar.

Veículos elétricos em pleno uso pelo mundo

A estimativa do portal Ev-Volumes é de que até o final de 2018 haja uma frota mundial superior a 5 milhões de veículos híbridos e caminhões leves. Acredita-se, ainda, que neste ano será comercializado um total 1,9 milhões de unidades - devido à influência do mercado chinês em incentivar veículos elétricos pessoais.

Até 2025, 15% dos carros terão que ser elétricos em Quebec, no Canadá. Já nos Estados Unidos, cerca 10 estados instituíram lei para a substituição de carros convencionais pelos veículos movidos à energia elétrica. Na Califórnia, 15% da frota deverá ser de carros elétricos até 2025.

No Brasil, o governo federal vem desenvolvendo programas para estimular o interesse dos brasileiros por veículos elétricos. Alguns estados iniciaram, inclusive, um processo de redução de impostos, por meio da isenção ou alíquotas diferenciadas do IPVA para os proprietários de veículos elétricos. 

Custo do Combustível Elétrico

Segundo a CPFL Energia, o valor do quilometro rodado de um carro a combustão, considerando o uso de etanol, é de R$ 0,19 (dezenove centavos), enquanto o valor do veículo elétrico é de R$ 0,05 (cinco centavos), o que garante ao seu proprietário uma economia de cerca de 74%.

Pontos moeda