Geral

Reino Unido, França e Alemanha seguem comprometidos em garantir acordo com o Irã

Redação Folha Vitória

Os chefes de governo do Reino Unido, da França e da Alemanha afirmaram nesta terça-feira em comunicado conjunto que continuam comprometidos em garantir a vigência do acordo nuclear com o Irã. Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a decisão de retirar seu país do pacto e reinstaurar as sanções econômicas a Teerã que haviam sido suspensas pelo tratado.

"Juntos, nós enfatizamos nosso comprometimento contínuo com o JCPOA (como é chamado oficialmente o acordo na sigla em inglês)", pontuaram a primeira-ministra britânica, Theresa May, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron.

Os três líderes europeus instaram Washington a assegurar que as "estruturas" do pacto nuclear possam permanecer "intactas" e a evitar a adoção de ações que obstruam a "implementação integral" do acordo por "todas as outras partes" que o integram.

"Após nos engajarmos com o governo dos EUA de uma maneira abrangente ao longo dos últimos meses, nós convocamos os EUA a fazer tudo que for possível para preservar os ganhos para a não proliferação nuclear trazidos pelo JCPOA, ao permitir (o cumprimento e o monitoramento) de seus principais elementos", pediram May, Merkel e Macron.

Eles também disseram "encorajar" o Irã a "mostrar retidão" em resposta à decisão americana. "O Irã tem de continuar cumprindo suas obrigações sob o acordo, cooperando de maneira integral e tempestiva com requerimentos de inspeções da IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica, na sigla em inglês).

Pontos moeda