Geral

Se Irã criar bomba nuclear, faremos tudo para obter o mesmo, diz Arábia Saudita

Redação Folha Vitória

O ministro de Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel Al-Jubeir, afirmou nesta quarta-feira que, se o Irã adquirir uma bomba nuclear, Riad fará "tudo o que puder" para obter a mesma capacidade armamentista. "Faremos o que for necessário para proteger o nosso povo", garantiu o chanceler.

Ele falou à emissora americana CNN no dia seguinte ao anúncio na Casa Branca pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que Washington deixará o acordo nuclear com Teerã que proíbe o país persa de enriquecer urânio a níveis capazes de gerar uma bomba. A decisão recebeu o apoio de Riad.

A afirmação do chanceler é idêntica à promessa feita pelo príncipe saudita Mohammed bin Salman em março, de que correria para se equiparar a um eventual armamento iraniano nessa escala "tão logo quanto possível".

Al-Jubeir também disse acreditar que uma retomada pelo Irã de seu programa de enriquecimento de urânio engatilharia provisões do acordo que levariam todos os outros países que o integram a abandoná-lo, assim como fizeram os EUA.

Pontos moeda