Geral

Vitória terá a primeira unidade de conservação marinha da Grande Vitória

Segundo o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, a Baía das Tartarugas será um área de reserva que compreende a Praia de Camburi até a Curva da Jurema

As Ilhas do Boi e do Frade, além de toda a parte frontal que envolve o mar da Praia de Camburi, passam a fazer parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, a primeira unidade de conservação marinha da Grande Vitória.

Com 1685,47 hectares, a APA Baía das Tartarugas tem como objetivo ordenar os usos das diversas atividades de modo a assegurar a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental dos ecossistemas costeiros.

Segundo o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, a Baía das Tartarugas vai dar a toda a área que envolve a enseada, que compreende a Praia de Camburi até a Curva da Jurema, uma área de reserva na qual a preservação da fauna e da flora marinha tenham elementos legais de facilitação.

“Isso é a condição básica para que a gente possa desenvolver o turismo e o ecoturismo junto com a observação de baleias, arraias, peixes, tartarugas... Tudo isso tem um potencial enorme e a primeira coisa é preservar através de legislação e é isso que nós estamos fazendo”, concluiu o prefeito.

Controle

A nova APA será administrada pela Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam). O órgão vai controlar ações de gestão; ordenamento de usos; preservação da biodiversidade marinha e dos recursos naturais costeiros; recuperação e preservação da vegetação de restinga nas praias; manutenção das paisagens das ilhas costeiras e preservação dos espaços para pouso e reduto de aves migratórias, ficará sob a gestão da nova APA. Com isso, a Semmam garante mais controle de qualquer operação industrial que vier a ser efetuada nessas águas.

“Nada nestas águas poderá ser feito ou mudado sem o nosso aval. Isto é uma extraordinária vitória de nossa gestão ambiental e um presente a todos que lutam pela preservação da vida. Vitória está, de fato, a caminho de um futuro sustentável”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Planos

Em um prazo de cinco anos, a Secretaria vai elaborar o Plano de Manejo da unidade de conservação e submetê-lo à apreciação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). Até que sejam concluídos os estudos do plano de manejo a ser criado, a secretaria deverá formalizar e implementar um Plano de Proteção e Fiscalização da APA Baía das Tartarugas.

A nova unidade de conservação foi criada através de um decreto e publicado no Diário Oficial do Município de Vitória. Ela vai garantir o não adensamento populacional, a manutenção dos limites construtivos, o controle dos usos nas áreas urbanas e a recuperação ambiental nas Ilhas do Boi e do Frade, assegurados pelo zoneamento e definições do Plano Diretor Urbano (PDU) da capital.

Pontos moeda