ADOTE UMA CAUSA

Geral

Voluntários do Instituto Americo Buaiz realizam ação no Albergue Martin Lutero em Vitória

O Instituto atua em favor de entidades do Terceiro Setor, promovendo ações e projetos nas áreas de educação, cultura e assistência social.

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória

Música, jogos, dança típica e a inauguração de um espaço de leitura fizeram parte da ação dos voluntários do Instituto Americo Buaiz, promovido por funcionários da Buaiz Alimentos, na noite desta quinta-feira (10), na sede da Associação Albergue Martin Lutero, no bairro Tabuazeiro, em Vitória.

Com a missão de apoiar o desenvolvimento social  do Espírito Santo, usando a força da comunicação em favor de entidades do Terceiro Setor e promovendo ações e projetos nas áreas de educação, cultura e assistência social, o Instituto Americo Buaiz vem trabalhando junto a entidade para contribuir com a divulgação do projeto e melhoria da condição de atendimento aos albergados.

O diretor do Instituto Americo Buaiz e diretor-geral da Rede Vitória, Fernando Machado, destaca o propósito do Instituto, que é o de apoiar entidades que estão realizando ações sociais com qualidade. Desta forma, o instituto auxilia na divulgação dos projetos já desenvolvidos para despertar nas pessoas o voluntariado e a contribuição com as entidades.

"O grande destaque desta noite é a confraternização e o amor envolvido entre voluntários e albergados. É por isso que o Instituto Americo Buaiz apoia o Albergue Martin Lutero e pretende apoiar muitas outras entidades com projetos semelhantes", aponta Fernando Machado. 

Segundo a gerente executiva, Cristina Barbiero Moraes, a parceria entre o Instituto e a Associação acontece em várias vertentes. "Esse apoio é realizado durante dois meses e acontece através do editorial, do marketing e de ações do voluntariado", afirma Cristina. 

Voluntários

16 voluntários da Buaiz Alimentos participaram da ação social, ocorrida na Associação na noite desta quinta-feira. Durante o encontro, que durou aproximadamente quatro horas, eles cantaram, dando boas vindas aos albergados; destacaram a importância da literatura, durante a inauguração do espaço de leitura que recebeu o nome de Americo Buaiz; interagiram com os albergados e participaram de um culto ecumênico.

Para a voluntária Karla Simonetti, a parte mais importante em participar de uma ação como a do Instituto Americo Buaiz é a oportunidade de levar atenção, amor e carinho a outras pessoas. E destaca que o grande objetivo da ação é promover o bem.

A confraternização também envolveu um delicioso coffee break, jogos de tabuleiro entre voluntários e albergados, sorteios e a apresentação de um grupo de dança folclórica alemã, que literalmente colocou todo mundo para dançar.

Espaço de Leitura Americo Buaiz

Um dos grandes sonhos da entidade também foi realizado na noite desta quinta-feira (10). A inauguração de um espaço de leitura, que recebeu o nome de Americo Buaiz, que irá possibilitar aos albergados a chance de desfrutarem de diversas obras literárias em um espaço exclusivo e repleto de conforto. 

Cristina Barbiero revela que a inauguração foi desenvolvida pelos voluntários. "Os móveis foram doações do Shopping Vitória, a associação cuidou da preparação do local e os funcionários da Buaiz Alimentos arrecadaram, com todo o carinho e cuidado, as obras que vão estar disponíveis aos frequentadores do Albergue Martin Lutero", ressalta.

Associação Albergue Martin Lutero

Fundado em 1992, a Associação Albergue Martim Lutero tem atuado no apoio aos doentes que, por diversas razões, necessitam de tratamento médico-hospitalar na Grande Vitória. Essa história, porém já começou muito tempo antes. Em 1981, as comunidades luteranas da região serrana do Espírito Santo e da Grande Vitória decidiram criar um serviço de apoio aos doentes internados em hospitais da Grande Vitória. 

Segundo o presidente da entidade, Nivaldo Kiister, a parceria com o Instituto Americo Buaiz é de grande importância para a divulgação do trabalho que o albergue realiza junto a pessoas carentes do interior do Espírito Santo e até de outros estados.

"O albergue é uma instituição que está aberta a todos. Principalmente os pacientes que realizam tratamento contra o câncer no Hospital Santa Rita, em Vitória, e que são direcionamos para cá, através do serviço social da instituição. Atendemos, de segunda a sexta, aproximadamente 70 pessoas, E aqui eles encontram, primeiro de tudo, carinho e amor, quatro refeições diárias, cama, roupa limpa, banho com água quente e, agora, um espaço de leitura", resume Nivaldo kiister. 

Festival da Cultura Alemã

Como parte da parceria entre o Instituto Americo Buais e a Associação Albergue Martim Lutero, acontece no próximo dia 19, na Praça Central do Shopping Vitória, o Festival da Cultura Alemã, que terá toda a renda arrecadada no evento destinada à associação. 

O Festival terá a apresentação de bandas, de grupos de danças folclóricas alemãs e a presença de quiosques, que irão vender souvenirs e produtos típicos. 

Campanha

Você também pode ajudar a Associação Albergue Martim Lutero doando itens descartáveis (copos, guardanapos e papel higiênico) e produtos de limpeza. As doações devem ser entregues no SAC do Shopping Vitória até o dia 27 de maio. 

Requerimento de apoio social

A gerente executiva do Instituto Americo Buaiz, Cristina Barbiero Moraes, destaca que qualquer entidade regular, e que atua há mais de três anos em projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social e meio ambiente, pode se candidatar para uma futura parceria com o Instituto. Para isso, basta preencher o formulário de requerimento de apoio social, disponível no site do Instituto Americo Buaiz. 

Noite Alemã

A Associação Albergue Martim Lutero promove, no dia 25 de maio, a partir das 21 horas, no Oásis Cerimonial, em Vitória, a 9ª Noite Alemã.  A festa beneficente terá música ao vivo, danças, comidas típicas, consumação liberada e sorteio de brindes. Mais informações: (27) 3225-5386.

Pontos moeda