CORONAVÍRUS

Geral

Governo do ES deve anunciar neste sábado definição sobre funcionamento de academias

Estabelecimentos do setor estão sem funcionar desde o dia 19 de março por causa da pandemia do novo coronavírus

Foto: Reprodução/Pexels

O Governo do Espírito Santo deve anunciar neste sábado (23) uma definição sobre a reabertura ou não das academias de ginástica no estado, que já estão fechadas desde o dia 19 de março por causa da pandemia do novo coronavírus. O decreto estadual em vigência, anunciado na última sexta-feira (15), prorrogou a suspensão do funcionamento desses estabelecimentos até este sábado.

Na última quarta-feira (20), durante coletiva de imprensa, o governador Renato Casagrande chegou a dizer que haveria uma decisão sobre essa questão até esta sexta-feira (22). No entanto, durante pronunciamento realizado nesta noite, o governador não tocou no assunto.

Em conversas com representantes do setor no estado nesta semana, o governo condicionou a reabertura das academias a uma série de regras a serem seguidas pelos estabelecimentos, como a abertura do espaço para apenas cinco pessoas por horário. Entretanto, de acordo com a Associação das Academias de Ginástica do Espírito Santo (Acages), a abertura com essas novas regras fica inviável. Por meio de nota, a associação disse ainda que os empresários do setor fizeram todas as adequações propostas pelo governo estadual na última conversa. 

"Com base na reunião anterior - no dia 11 de maio -, os proprietários realizaram investimentos altos para viabilizar a reabertura nos próximos dias, mas tudo foi perdido. Isso, somado com a falta de acesso às linhas de crédito, aumenta a instabilidade e as incertezas do segmento. A previsão é de que 50% das academias sejam fechadas e a taxa de desemprego cresça", destacou a Acages na nota.

>> “Estamos prontos para reabrir”, diz representante das academias no ES

Pontos moeda