Geral

Corpus Christi em Santa Maria e Iriritimirim

A Paróquia de São Miguel Arcanjo divulga programação da festa de Corpus Christi nas comunidades de Santa Maria, em Marechal Floriano e Iriritimirim em Alfredo Chaves

A Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Araguaya, é formada por 18 comunidades dos municípios de Alfredo Chaves e Marechal Floriano. Para comemorar o Corpus Christi serão realizados dois eventos, um na comunidade de Santa Maria de Marechal Floriano, no dia 16 de junho e outro na Comunidade São José em Iriritimirim, Alfredo Chaves, no dia 19 de junho.

Foto: Divulgação
A tradicional festa de Corpus Christi em Santa Maria, Marechal Floriano, será realizada na quinta-feira, 16 de junho

Na comunidade de Santa Maria de Marechal, haverá tríduo preparatório nos dias 10,11 e 12 de junho com participação das comunidades São Miguel (Araguaya), Nossa Senhora da Glória (Rio Fundo), São Sebastião (Fazenda Puppim) e comunidade da Vila dos Ipês (Santa Maria). Dia 16 de junho a missa será às 10 horas seguida de procissão com o Santíssimo sobre os tapetes feitos pelas famílias das comunidades e por alunos da escola, com o tema: Dá-lhes vós mesmos de comer (Lucas,9-1).

Na comunidade de São José em Iriritimirim, Alfredo Chaves, o tríduo preparatório será dias 15,16 e 17 de junho com a reza do Santo Terço às 19 horas. No dia 19 de junho a missa será às 10 horas, seguida de procissão do Santíssimo sobre os tapetes feitos pelas famílias da comunidade, na noite anterior.

Foto: Divulgação
Os tapetes são confeccionados na véspera da festa de Corpus Christi em cada localidade

A festa de Corpus Christi, que significa Corpo de Cristo, acontece 60 dias depois da Páscoa, na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. Os tapetes de Corpus Christi que encantam a todos, vem de uma tradição muito antiga. A prática católica surgiu na região dos Açores em Portugal no século XIII e foi introduzida no Brasil no período colonial. 

Pontos moeda