Geral

Paróquias divulgam calendário de solenidades de Corpus Christi

As comunidades de Santa Isabel e de Marechal Floriano confeccionam os tapetes na quarta-feira (14 de junho) e as de Paraju e Pedra Azul no sábado (18 de junho).

Foto: Sandra Cola
Os tapetes são uma recepção digna da fé do povo a Jesus que caminha sobre eles.

As Paróquias de Santa Isabel (Santa Isabel) e Sant’Ana (Marechal Floriano) realizam as solenidades de Corpus Christi na quinta-feira, 15 de junho e as Paróquias Santíssimo Sacramento (Paraju) e Nossa Senhora de Fátima (Pedra Azul) no domingo 19 de junho. Os tapetes serão confeccionados pelas comunidades e movimentos religiosos no dia anterior à festa.

A festa de Corpus Christi, que significa Corpo de Cristo, acontece 60 dias depois da Páscoa, na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. Os tapetes de Corpus Christi que encantam a todos, vem de uma tradição muito antiga. A prática católica surgiu na região dos Açores em Portugal no século XIII e foi introduzida no Brasil no período colonial.

Atualmente os fiéis decoram as ruas com tapetes que retratam cenas bíblicas, com desenhos de Nossa Senhora, cálices, cordeiros, uvas, pão, cruz, o rosto de Cristo dentre outras imagens. O material utilizado são flores, casca de ovos, borra de café, serragens, areia colorida, folhas, pedras e muita criatividade e arte.

Foto: Sandra Cola
 A Igreja Católica  celebra a instituição da Eucaristia com a festa de Corpus Christi.

Os tapetes também trazem mensagens de paz, saúde e sabedoria. A comunidade de Paraju, em Domingos Martins, utilizará como tema a Eucaristia, um caminho para nos transformarmos em pessoas de paz, perdão e reconciliação; a Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Educação, Educação é uma questão de amor e construção de uma paz responsável e Por uma igreja sinodal: Comunhão, Participação, Missão.

A Igreja comemora essa festa desde o ano de 1264, com a instituição desse festejo pelo Papa Urbano IV com a Bula "Transiturus". O Corpus Christi é para a Igreja Católica uma das festas mais importantes porque celebra a instituição da Eucaristia.

Fique por dentro do calendário das Paróquias para o Corpus Christi

Paróquia Santa Isabel – Santa Isabel – Domingos Martins

Em Santa Isabel, os trabalhos terão início na quarta-feira (15 de junho) a partir das 19 horas, com a confecção dos tapetes pelas pastorais, movimentos e as 10 comunidades que compõem a Paróquia, na vila de Santa Isabel. Na quinta-feira (16 de junho), às 9 horas, será celebrada a Santa Missa solene Paroquial presidida por Dom Geraldo Lírio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana, no seminário São Francisco Xavier, com a presença de todas as comunidades. Em seguida, procissão Eucarística pela vila de Santa Isabel. Encerramento com almoço comunitário.

Paróquia Sant'Ana - Marechal Floriano

Em Marechal Floriano, a programação tem início na quarta-feira, (15 de junho) às 18h, com a celebração de envio para a confecção dos tapetes de Corpus Christi e participação de todas as comunidades da Paróquia. Na quinta-feira (16 de junho) às 10h, no Ginásio de Esportes de Marechal Floriano será celebrada a Missa Solene de Corpus Christi. Em seguida, Procissão com o Santíssimo até a Matriz Sant'Ana, com duas paradas e bênçãos: na praça da estação e escola Vovó Fernandina.

Paróquia Santíssimo Sacramento - Paraju – Domingos Martins

Em Paraju, o Corpus Christi será comemorado no domingo (19 de junho), com participação de todas as comunidades paroquiais. No sábado (18 de junho) a noite, serão confeccionados os tapetes em toda a vila, desde o campo de futebol. Domingo, às 10 horas, será celebrada a missa no campo de futebol e, logo após, a procissão seguirá pelas ruas decoradas, com duas paradas sendo uma com o tema da Campanha da Fraternidade e outra com o tema Paz no Mundo. O encerramento será em frente à igreja com a benção.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Pedra Azul – Domingos Martins

Em Pedra Azul, a confecção dos tapetes pelas 20 comunidades da Paróquia será no sábado (18 de junho) a partir do meio dia. A Solenidade de Corpus Christi será no domingo (19 de junho) às 9 horas, com Missa solene na Matriz, presidida por Dom Anderson, Bispo Auxiliar de Vitória. Logo após a Santa Missa, procissão com o Santíssimo.

Pontos moeda