Geral

VÍDEO | Gavião ameaçado de extinção é solto após ser resgatado em Jardim da Penha, em Vitória

Esta é apenas a quarta vez em dez anos que Vitória registra a presença dessa espécie em seu território

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória

Um gavião ameaçado de extinção foi solto nesta sexta-feira (13) no Parque da Fonte Grande, em Vitória. O Serviço de Resgate de Animais Silvestres da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizou a soltura do gavião-pombo-pequeno, da espécie Amadonastur Iacernulatus.

Esta é apenas a quarta vez em dez anos que Vitória registra a presença dessa espécie em seu território. O Serviço de Resgate de Animais Silvestres recebeu o chamado de uma moradora de Jardim da Penha, no último dia (05). O biólogo Saulo Ramos, da Semmam, se dirigiu ao local e realizou o resgate.

Foto: Reprodução TV Vitória

O animal havia colidido com uma janela e precisou ser encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo (Ipram). A ave foi medicada e passou por radiografia.

58 animais já foram recolhidos só este ano

Somente neste ano, a equipe recolheu 58 animais no município, sendo que a metade deles se tratavam de mamíferos, como gambás, saguis e ouriços-cacheiros. Também foram resgatados 25 aves e quatro quelônios, como tartarugas, jabutis e tigres d’água e também algumas espécimes de répteis. 

Em 2021, 230 animais ao todo foram resgatados pela Semmam.

Para quem encontrar um animal silvestre fora do seu habitat natural, a Semmam orienta a ligar imediatamente para o Serviço, seguir as orientações e aguardar o profissional fazer o recolhimento. 

O animal resgatado será avaliado e poderá ser reintroduzido diretamente à natureza, em um dos parques naturais de Vitória, ou levado ao Ipram, em Cariacica, ou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Barcelona, na Serra.

O atendimento do Serviço de Recolhimento de Animais Silvestres é feito pelo telefone: (27) 99724-2788 ou pelo 156.

>> VÍDEO | Fofura! Família de capivaras aparece às margens do Rio Doce, em Colatina

>> VÍDEO | Tamanduá é resgatado no alto de poste em Colatina

>> VÍDEO | Susto! Píton de 4 metros e 80 kg é encontrada por moradora em casa na cidade de São Mateus

*Texto do estagiário Thiago Soares, com supervisão da editora-adjunta Laís Magesky

Pontos moeda