Geral

10 toneladas de lixo são retiradas de estações de bombeamento em Vila Velha

O lixo retirado dos equipamentos fez com o que o escoamento das águas ficasse mais lento durante a intensa chuva que caiu sobre a Grande Vitória

Na manhã desta segunda-feira (18), 10 toneladas de lixo foram retiradas das três estações de bombeamento das águas pluviais de Vila Velha: Sítio Batalha, Canal da Costa e Guaranhuns. Segundo a prefeitura, a quantidade de lixo retirada dos equipamentos fez com o que o escoamento das águas ficasse mais lento durante a intensa chuva que caiu sobre a Grande Vitória.

“Solicitamos a colaboração da população. O lixo prejudica a vazão das águas e o funcionamento dos equipamentos de drenagem. Durante dias chuvosos, a quantidade de resíduos retirada dos canais dobra. É importante que todos tenhamos consciência”, afirmou a secretária da Semsu, Marizete de Oliveira Silva.

As três estações são monitoradas por técnicos da Secretaria Municipal de Obras, que também promove a manutenção das redes pluviais. 

Volume de chuvas

A prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, informou que o volume de chuvas que caiu nas últimas 12h no município, nesta segunda-feira, foi de 86 milímetros em algumas regiões da cidade, ocasionando, com isso, pontos de alagamento em vias de pelo menos quinze bairros. 

São eles: Coqueiral de Itaparica, Novo México, Alvorada, Santa Inês, Cobilândia, São Torquato, Ibes, Vila Garrido, Divino Espirito Santo, Praia de Itaparica, Alvorada, Cristóvão Colombo, Centro e Santa Mônica e Pontal das Garças. O sistema de drenagem das vias públicas ajudou no escoamento rápido da águas nos pontos em que as chuvas foram mais intensas como em Coqueiral de Itaparica, Jaburuna e Aribiri.

Segundo a prefeitura, o volume de chuvas é aferido através de nove pluviômetro instalados em vários pontos da cidade. A previsão de chuvas, no início da manhã, era de apenas 15 milímetros.

A Prefeitura informa ainda que a Defesa Civil não registrou nenhum atendimento de emergência em função das chuvas. Os técnicos do órgão continuam monitorando o níveis dos canais e as áreas de encostas. A Secretaria Municipal de Obras informa também que as três estações de bombeamento de águas pluviais funcionaram plenamente durante as chuvas desta segunda-feira.

A Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 199, 3388-4346 ou do plantão 99895-0100.

Pontos moeda