Geral

Ação em homenagem ao Dia do Catador de Material Reciclável acontece na Praia da Costa

A ação vai continuar durante a tarde no Shopping Boulevard

Dia 7 de junho é comemorado o Dia Nacional do Catador de Material Reciclável e para que a população possa entender o que esses profissionais fazem, na prática, uma ação de triagem foi realizada na Praia da Costa na manhã desta quinta-feira (7). Moradores de Vila Velha e outros municípios levaram resíduos secos (latinhas, garrafas PET, jornais, vidro) em sacolas azuis para ver de perto o que acontece nas associações de reciclagem.

Atualmente, a realidade em Vila Velha não é nada animadora, de acordo com o Movive, responsável pela ação. São recolhidas em média 400 toneladas de lixo por dia, 12,.500 toneladas por mês, e desse total somente 25 toneladas por mês são encaminhados para reciclagem. Segundo o órgão, esse número já esteve em 40 toneladas mensais de lixo seco em janeiro e vem caindo com o passar do tempo, o que reduz drasticamente a renda dos catadores. Esses trabalhadores, que retiravam salários de aproximadamente R$ 1000 para sustentarem suas famílias, hoje recebem no máximo R$ 600.

Ainda de acordo com o Movive, nas associações chegam sacolas com dejetos como restos de comida, fraldas descartáveis, seringas, fezes de cachorro misturadas aos resíduos que poderiam ser reaproveitados e assim tornam impossível a reciclagem, contaminando todo o material. O resultado é o pior possível: maior volume de rejeitos nos aterros, alto impacto ambiental, ausência de vagas de emprego para os catadores por falta de resíduos para separação.

A ideia da ação, pensada pela MP Publicidade em parceria com o Movive e com o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha, é justamente despertar a conscientização das pessoas sobre a importância da destinação correta do lixo. Para que o cenário atual comece a passar por mudanças, iniciativas como essa podem ser encaradas como pontapés. E, nesse sentido, cabe a cada pessoa comparecer e fazer sua colaboração.

A ação continua durante a tarde, das 15h às 19h, no Shopping Boulevard.

Pontos moeda