Geral

Apenas um sentido da Terceira Ponte terá cobrança de pedágio

Somente os condutores que utilizarem a Terceira Ponte no sentido Vila Velha x Vitória terão de pagar a tarifa do pedágio

As novas medidas foram anunciadas nesta quinta-feira (14) ARSP | Foto: TV Vitória

A partir do próximo domingo (17), apenas os motoristas que utilizarem a Terceira Ponte no sentido Vila Velha x Vitória terão de pagar a tarifa do pedágio. 

Contudo, o valor cobrado pelo pedágio passará de R$ 1 para R$ 2, a partir das 00h de domingo. As novas medidas foram anunciadas nesta quinta-feira (14) pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP).

De acordo com os estudos realizados pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) em conjunto com a ARSP, com base na análise dos dados reais e simulações realizadas, sem interrupção do fluxo de veículos para pagamento do pedágio, há um potencial de melhoria na mobilidade urbana da região.

Para os estudos, foram considerados dados do período de pico do trânsito na ponte, entre 16h30 e 19h30. O resultado foi uma redução de 10% no tamanho das filas nas vias do entorno da Terceira Ponte em Vitória, o que deve resultar, também na redução média de 10% nos tempos das viagens realizadas nesse período.

No horário de pico, entre 17h15 e 18h15, passam pela ponte no sentido Vitória x Vila Velha, aproximadamente 3,5 mil veículos. A medida a ser implementada vai eliminar as retenções das cancelas e reduzir a lentidão da rampa provocada pela parada e aceleração nas guaritas.

A medida tem caráter temporário e vai vigorar durante 30 dias para que se possa avaliar as melhorias efetivas para a mobilidade urbana. O monitoramento dessa operação permitirá que novos ajustes e aprimoramentos operacionais sejam implementados e será realizado um comitê de acompanhamento formado por integrantes da ARSP, Setop, Rodosol e do BPTran, dentre outros órgãos.


Pontos moeda