Geral

Bandidos explodem caixa eletrônico na zona norte do Rio

Redação Folha Vitória

Uma agência bancária foi explodida por criminosos na madrugada deste sábado (16), no bairro Cachambi, zona norte do Rio. Policiais militares foram acionados para atender a ocorrência e chegaram a trocar tiros com os assaltantes, mas o grupo conseguiu fugir.

Segundo informações do 3º Batalhão de Polícia Militar PM (Méier), buscas foram feitas na região pela manhã, mas não houve prisões relacionadas ao fato. A ocorrência registrada na 23ª Delegacia de Polícia (Méier).

No último dia 31, o Rio teve mais um caso agência bancária explodida, desta vez na Taquara, na zona oeste. Policiais militares chegaram na hora e houve confronto. Ninguém ficou ferido nem foi preso. Outros três casos de agências explodidas foram registrados em maio, no bairro de Laranjeiras, na zona sul, um na Tijuca e outro em Vila Isabel, na zona norte.

O número de caixas eletrônicos desativados no Rio é o maior do Brasil, segundo os últimos números divulgados pelo Banco Central. Em junho de 2016, quando o levantamento foi criado, o país tinha 33,1 mil unidades de autoatendimento. O último número disponível, de abril deste ano, revela uma queda de 6,1% no total. No Rio, no entanto, a redução foi de 10,4% (em São Paulo foi de 8,6%).

O método de explodir caixas eletrônicos foi ensinado a criminosos do Rio por grupos especializados de São Paulo, sobretudo ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), conforme informações do Grupo de Atuação Especial em Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual (MP).

Pontos moeda