Geral

Deputado vai auxiliar no processo de migração das rádios AM para FM no Espírito Santo

Marcus Vicente reuniu-se com o presidente do Sertes, Fernando Machado, para tratar do assunto e levará o pleito até o ministro Gilberto Kassab

Marcus Vicente e Fernando Machado trataram, nesta quinta-feira, do processo de migração das rádios AM para FM | Foto: Reprodução

O deputado federal Marcus Vicente (PP) e o presidente do Sindicato das Empresas de Rádio TV do Espírito Santo (Sertes), Fernando Machado Ferreira, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (07), para tratarem do processo de migração das rádios AM para FM, que é do interesse de todo Radiodifusor do Espírito Santo.

O deputado se comprometeu a levar o pleito ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, para que seja agilizado o processo de migração. Para isso, todo projeto técnico e a viabilidade de canais já foram levantados pelo Sertes e entregue ao deputado federal para ajudar o setor de radiodifusão.

No final de janeiro, o então presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assinou um decreto que reabriu o prazo para que as emissoras de rádio de faixa AM possam migrar para FM. Pelo texto, prestadoras de caráter local, regional e nacional têm 180 dias para pedir ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a adaptação de suas outorgas.

A migração de AM para FM foi autorizada pelo governo federal em novembro de 2013, mas os interessados teriam, a partir dali, um ano para optar pela mudança. Com o texto assinado no fim de janeiro, as emissoras ganharam nova oportunidade para a migração.

Leia também:

- Projeto quer permitir parcelamento de taxa paga por empresas de radiodifusão

- Portaria para migração de rádios AM para FM atende demandas do setor, diz Dilma

Pontos moeda