Geral

Em Venda Nova do Imigrante, quem conta um conto, encanta crianças e idosos

O Contarelê é o único grupo de contação de histórias da cidade e a expectativa é espalhar mais grupos pela região serrana

Em tempos tecnológicos, uma tradição do passado vem ganhando força entre os moradores do município serrano de Venda Nova do Imigrante: a contação de histórias. O grupo Contarelê é formado por onze voluntárias que, por meio dessa prática que estimula a imaginação, leva um mundo de emoções, novas aventuras e ensinamos para públicos de todas as idades.

Entre os ouvintes, estão as crianças que frequentam a Biblioteca Municipal e idosos do Projeto Conviver. “Uma amiga professora queria contar histórias quando se aposentasse. Ela procurou o Instituto Jutta Batista da Silva, que proporcionou o curso de contação”, relembra Zélia Maria Rebuli, membro do conjunto.

Hoje, o Contarelê tem sete anos de muitas histórias. “A gente conta histórias que resgatam a tradição oral e o folclore. Elas passam de geração para geração”, detalha Zélia.

Vale ressaltar ainda que o projeto vai rendendo bons frutos na educação da região. Marcia Stein, servidora pública na Biblioteca Municipal e membro do Contarelê, revela que a reação dos pequenos é surpreendente. “Elas vêm pela primeira vez. Na segunda, voltam com mais vontade de assistir e, o mais importante, vêm para pegar livros emprestados”, comenta a servidora.

O projeto acontece de acordo com a demanda na Biblioteca Pública Municipal Professor Benito Caliman. Caso tenha interesse, agende pelo (28) 3546-3950. 

Pontos moeda