Geral

Idaf alerta para cuidados necessários nas lavouras de mamão

A principal orientação é que os pomares sejam inspecionados semanalmente e que os mamoeiros doentes ou com suspeita de contaminação sejam eliminados

Técnica routing de corte minimiza perdas no campo

Na última quarta-feira (20), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), emitiu uma nota alertando sobre os cuidados necessário nas lavouras de mamão. Segundo informações do Instituto, as principais doenças, conhecidas como o mosaico e a meleira, atingem as lavouras de mamão e a ausência dos cuidados obrigatórios pode afetar até 100% da produção em poucos meses.

A orientação é manter as ações de controle por meio do corte seletivo, conhecido como roguing, para minimizar os prejuízos. Vale ressaltar que o Idaf vem intensificando a fiscalização, em conjunto com as atividades de inspeção e proteção das lavouras do Espírito Santo.

“A única forma de evitar que essas doenças se espalhem e destruam toda a lavoura é por meio do corte das plantas doentes, uma vez que o vírus só se propaga em organismos vivos. Com o roguing, a produção pode ser mantida até o ciclo final, minimizando os prejuízos”, afirmou diretor técnico do Idaf, Ezron Leite Thompson que ainda lembrou que esse procedimento é obrigatório.

Mosaico e meleira

Essas doenças podem limitar o crescimento das plantações e provocar muitos prejuízos. Não há como impedir que esses vírus cheguem às lavouras, mas o controle por meio do roguing garante a produção. A insistência de alguns produtores em manter as plantas doentes pode acarretar uma perda ainda maior.

Pontos moeda