Geral

Mais de 10.8 mil vagas em cursos gratuitos no ES. Confira!

O projeto traz novidades aos capixabas

A partir desta semana, o capixaba do interior do Espírito Santo também será contemplado com os cursos de graça do Projeto OportunidadES. A secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) ampliou o alcance do projeto e traz novidades: cursos presenciais de 40 horas em Santa Leopoldina; e cursos presenciais de 80 horas na Serra. Além de cursos on-line de 80 horas para todo o Estado e cursos presenciais de 40 horas em Viana.

Ao todo, 10.870 vagas estarão abertas pelo OportunidadES, que já ultrapassou a quantidade de vagas oferecidas em 2017. “A meta de 2018 é oferecer 80 mil vagas em cursos presenciais, semipresenciais e online, e alcançar cada vez mais capixabas. Com as ofertas desta semana já somamos mais de 69 mil vagas ofertadas! Já faz tempo que estudamos a possibilidade de levar os cursos presenciais para o interior e Santa Leopoldina será o primeiro de muitos municípios,” comentou a secretaria da Secti, Camila Dalla Brandão.

Santa Leopoldina vai receber 240 vagas em oito opções de cursos de 40 horas. Os moradores poderão se inscrever a partir desta terça-feira (05) até o dia 19 de junho. Já a lista com os aprovados será divulgada no dia 26 do mesmo mês, no site do projeto. As aulas acontecerão em dois locais no Centro da cidade: no Cras de Santa Leopoldina e no Centro de Convivência da Pessoa Idosa.

Os moradores da Serra também contarão com novidades: é a primeira oferta de cursos presenciais de 80 horas, que antes só era disponibilizado a distância. Os serranos poderão escolher entre 10 opções de cursos inéditos em 330 vagas. Para eles, as inscrições começam nesta quinta-feira (07) e terminam no dia 17 de junho. A lista com os aprovados será divulgada no dia 21 de junho, no site do OportunidadES.

Nesta semana, os moradores do bairro Areinha, em Viana, também serão contemplados com as vagas do projeto. Dez cursos de 40 horas, em 300 vagas, estarão disponíveis a partir desta terça-feira (05) com prazo final para domingo (10). O resultado da oferta sairá no dia 13 de junho.

Além dessas ofertas, o capixaba de todo o Estado também pode estudar a distância no OportunidadES On-line. São 10 mil vagas em 20 opções de cursos de 80 horas, sendo 10 novos: Edição de vídeo; Criação de logotipos para empresas, produtos ou serviços; Educação especial e inclusiva; Conserto e manutenção de tablets e celulares (Básico); e Formação de Youtuber, são algumas áreas. Nesta oferta, o prazo para se inscrever começa nesta terça (05) e termina no dia 17 de junho. A lista com os classificados sairá no dia 26 de junho e as aulas terão início no dia 10 de julho, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site www.oportunidades.es.gov.br. O classificado poderá estudar no horário que quiser e de qualquer aparelho com internet, como celular, tablete ou computador.

Inscrição

As inscrições para todas as ofertas são feitas virtualmente no site do projeto: www.oportunidades.es.gov.br. Basta o candidato preencher corretamente o formulário de inscrição e atender aos requisitos de cada oferta.

Prazos para garantir uma vaga:

· Santa Leopoldina: terça (05) a 19 de junho;

· Serra: quinta (07) a 17 de junho;

· Areinha – Viana: terça (05) a 10 de junho;

· On-line: terça (05) a 17 de junho

Requisitos

Para se inscrever nos cursos em Santa Leopoldina e Viana, o candidato precisa ter mais de 16 anos e residir em cada cidade, sendo em Viana as vagas preferencias aos moradores de Areinha. Já nos cursos da área da saúde, o interessado deve ter mais de 18 anos.

Nos cursos on-line, o candidato deve residir no Estado, ter mais de 16 anos, acesso à internet e noções básica de navegação. Também é preciso ter acima de 18 anos nos cursos da área da saúde.

Já na Serra, o interessado deve morar na cidade e ter mais de 16 anos, exceto nos cursos da área da saúde em que ele deve ter, no mínimo, 18 anos. Nos cursos de Assistente Administrativo e Auxiliar de Logística e Produção, o candidato deve ter concluído o ensino médio ou estar cursando.

Novos Cursos

Os moradores da Serra, além de receberem a primeira oferta de cursos presenciais de 80 horas, também foram contemplados com dois novos cursos: Assistente Administrativo e Cuidador de Pessoas com Deficiência.

O aluno que escolher o curso de Assistente Administrativo vai aprender a executar tarefas administrativas auxiliando o administrador em suas atividades relativas ao funcionamento de uma empresa ou serviço público. Ele vai ajudar a coordenar serviços administrativos, financeiros, de logística da empresa e realizar atividades voltadas ao atendimento do público em geral.

Já o morador que optar pelo outro curso vai se tornar um profissional que cuida e estimula o desenvolvimento de portadores de condições ou síndromes, mesmo que temporárias e em qualquer faixa etária, que os deixem fora de sua plena capacidade de independência, ou que necessitem de algum tratamento ou adaptação para manter tal independência.

Veja os cursos oferecidos em casa oferta:

· Santa Leopoldina

· Serra


Pontos moeda