RIQUEZAS DE NORTE A SUL

Geral

Moderna ferramenta de segurança reduz índices de roubo e furto de veículos em Vitória

Em quase dois meses de funcionamento, o sistema já contribuiu para a redução de 21% dos roubos de carros só no mês de maio deste ano na Capital

Sistema permite a leitura das placas de todos os carros que passam pelas barreiras do Cerco

Entre os anos de 2015 e 2016, foram registradas mais de 12,5 mil ocorrências de roubo e furto de veículos no Espírito Santo, segundo dados do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Os números mostram um cenário preocupante no setor de segurança. Contudo, a implementação do Cerco Eletrônico de Vitória exibe uma opção de combate a esse e outros tipos de crimes.

Em quase dois meses de funcionamento, o sistema implantado pela Prefeitura da Capital já ajudou a recuperar mais de 20 veículos roubados ou furtados. O monitoramento, feito por 70 câmeras, contribuiu para a redução de 21% dos roubos de carros só no mês de maio deste ano em Vitória.

De acordo com a prefeitura, entre janeiro e maio de 2018, houve redução de mais de 24% nos casos de furtos e roubos de veículos na capital, quando comparado ao mesmo período em 2017. 

Veja o gráfico abaixo:

Confira agora o gráfico que compara a redução dos crimes em maio deste ano e maio de 2017:

O sistema conta com câmeras de reconhecimento ótico de caracteres, que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras, espalhadas por 18 pontos estratégicos da cidade.

Como nos radares de velocidade, os veículos que cruzam as barreiras são fotografados. O objetivo, no entanto, é combater a criminalidade.

O trabalho das câmeras é acompanhado pelo agentes da Central de Videomonitoramento de Vitória. Por lá, os dados dos veículos são confrontados com as ocorrências registrados pelo Ciodes. Identificada qualquer irregularidade em algum veículo, um alarme é disparado.

"Os profissionais da central de monitoramento continuam perseguindo aquele carro pelas outras câmeras e informando as equipes de rua da Guarda Municipal ou da Polícia Militar. E aí o veículo é abordado e recuperado. Essa é uma ferramenta de segurança poderosa, que está sendo colocada à disposição das autoridades policiais", explica o secretário de segurança urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

Outros monitoramentos

O Cerco Inteligente de Segurança já ajudou a esclarecer outros tipos de crimes. Um dos casos foi de omissão de socorro, no qual um motociclista foi atropelado por um veículo e o condutor, após o acidente, não prestou socorro à vítima e evadiu-se do local. O motorista suspeito de causar o acidente foi localizado devido às câmeras do Cerco Inteligente de Segurança.

Outro caso foi um sequestro relâmpago que aconteceu no município de Vila Velha. Como houve testemunhas e os dados foram inseridos no sistema do Ciodes, quando o veículo passou em uma das barreiras do Cerco Inteligente, o alarme foi disparado e houve a recuperação do veículo e o resgate da vítima.

Houve também a prisão de um suspeito que estava associado ao crime de ameaça e associação ao crime de tráfico e que, ao passar pela barreira, foi abordado e encaminhado para Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória para os procedimentos legais.

Assista ao vídeo:


Pontos moeda