Geral

Morre aos 94 anos Eliezer Batista, notável engenheiro brasileiro e pioneiro em Pedra Azul

Natural de Minas Gerais, o engenheiro é reconhecido como um dos pioneiros na ocupação de Pedra Azul como local de turismo e descanso de personalidades.

Wing Costa

Redação Folha Vitória
Eliezer Batista em documentário que conta sua história Reprodução / Documentário O Engenheiro do Brasil

Morreu, nesta segunda-feira (18), o engenheiro e empresário Eliezer Batista, com 94 anos. Pai de Eike Batista, Eliezer Batista morreu no Hospital Samaritano, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. O falecimento foi confirmado pelo hospital.

Natural de Minas Gerais, o engenheiro foi presidente por dois mandatos da ainda Companhia Vale do Rio Doce e é reconhecido como um dos pioneiros na ocupação de Pedra Azul, em Domingos Martins, como local de turismo e descanso de personalidades.

Eliezer também foi ministro de Minas e Energia do governo João Goulart e Secretário de Assuntos Estratégicos de Fernando Collor de Mello.

Longe das atividades econômicas, Eliezer Batista passava boa parte de seu tempo dedicado à prática do estudo da botânica em sua propriedade em Pedra Azul.

Lamento e luto oficial

O governador Paulo Hartung lamentou a morte do ex-ministro Eliezer Batista e decretou luto oficial de três dias no Estado em função do falecimento.

“O ex-ministro fez parte de uma geração visionária no país. Como presidente da Vale do Rio do Doce, comandou a criação do porto de águas profundas no Espírito Santo, em Tubarão, inaugurando a logística necessária para a exportação do minério de ferro no país. Um passo importantíssimo para o desenvolvimento do Estado. Doutor Eliezer tinha também um olhar estratégico sobre as potencialidades de cada região e sempre demonstrou um enorme carinho por Pedra Azul, sendo um dos padrinhos do crescimento e da valorização do turismo no local.”

Pontos moeda