• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Prefeitura de Guarapari nega pedido de empresa para suspensão e alteração em linhas de ônibus

  • COMPARTILHE
Geral

Prefeitura de Guarapari nega pedido de empresa para suspensão e alteração em linhas de ônibus

A empresa fez mudanças sem autorização e tem até oito dias para retornar com os horários e linhas normais.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Os pedidos foram referentes à 12 linhas que circulam no município.

De acordo com a Prefeitura de Guarapari, desde o mês de março de 2018, a empresa Expresso Lorenzutti, responsável pelo transporte coletivo no município de Guarapari, apresentou diversas solicitações de mudança de horário, encurtamento e paralisações das linhas de ônibus. A Secretaria Municipal de Postura e Trânsito (Septran) analisou todos os pedidos e indeferiu cada um deles.

Pedidos

A empresa pediu alteração de horário em dez linhas, são elas:

Praia do Sol x Praça da Vitória / Setiba x Kubitschek / Setiba x Kubitschek via Praia do Morro e Muquiçaba / Setiba x Meaipe via Av. Ewerson de Abreu Sodré / Trevo de Setiba x Olaria / Trevo de Setiba x Praça da Vitória via Muquiçaba / Setiba x Trevo da BR 101 via Av Ewerson de Abreu Sodré / Trevo de Setiba x Kubitschek / Trevo de Setiba x Trevo da BR 101 com retorno via Sesc / Trevo de Setiba x Meaípe via Muquiçaba/Sesc.

Além disso, foi solicitada a paralisação da linha Jabuticaba x Praça da Vitória e o encurtamento da linha Praça da Vitória x Amarelos via Barro Branco.

Estudos

Segundo a Septran, foram realizados vários estudos de demanda de passageiros. Agentes de Trânsito fizeram viagens em algumas linhas durante uma semana. Os relatórios apontaram quantidade de passageiros suficientes para a continuidade da extensão, a não paralisação de linhas e a necessidade de retorno aos horários antigos, já que, no ato do pedido, a empresa realizou a mudança sem a autorização do município. “A Septran entende que essas mudanças não são positivas para a população, portanto, a empresa deve voltar com os horários antigos”, afirmou a secretária de Postura e Trânsito, Cláudia Martins.

Com base na decisão da Septran, a empresa deve voltar com todas as linhas e horários em até oito dias úteis, com divulgação dessas informações. O contrato de concessão (nº 106/2016) determina que todas as alterações de linhas e itinerários devem preceder da autorização do município, conforme a cláusula sétima, item 7.1. O usuário do transporte coletivo pode denunciar irregularidades através do (27) 3262-5445 ou 3262-9342.

Ponto de ônibus na Av. Jones dos Santos Neves sofrerá alteração

A Prefeitura de Guarapari informou que, até o início da próxima semana, realizará a mudança do ponto de ônibus localizado na Av. Jones dos Santos Neves, em frente à Secretária Municipal de Educação (Semed), sentido BR 101. O ponto vai passar a funcionar no canteiro localizado em frente a Kaissara para dar mais segurança às pessoas que circulam no local.