Geral

Prêmio Ecologia 2018 será lançado nesta sexta-feira com novidades

Uma novidade deste ano é a expansão de uma das categorias

Projetos sustentáveis serão premiados em mais uma edição / Foto: Reprodução

Mais uma edição do Prêmio Ecologia é realizada no Estado para premiar os projetos de cunho sustentável. Com o tema “Atitudes sustentáveis: ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis”, o lançamento será aberto ao público e acontecerá na próxima sexta-feira (15), a partir das 8h30, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Vitória.

Uma novidade deste ano é a expansão de uma das categorias. Antes a categoria era apenas pesquisa, mas para esse ano será de pesquisa e extensão, englobando participantes de graduação e pós-graduação. Outras categorias são educacional, para ensino fundamental e médio, experiência de sucesso, municípios sustentáveis e fotografia, que voltou esse ano.

Serão premiados os primeiros e segundos lugares de cada categoria. Até o ano passado, apenas a categoria de pesquisa recebia premiação em dinheiro, mas este ano outras também vão receber. Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, essa é uma forma de incentivar cada vez mais os trabalhos.

“Acreditamos que melhorar a premiação é valorizar mais as melhores iniciativas. A forma que acontece hoje é um aprimoramento e teremos também a produção dos vídeos de cada iniciativa premiada para servir de referência. É uma forma de valorizar todos os finalistas, que podem ter a experiência divulgada”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, o prêmio vem para trazer ainda mais consciência a sociedade de que se deve cuidar do meio ambiente. “Estamos na 18º edição, e o prêmio vem em todos esses anos transformando a sociedade com iniciativas, trabalhos em prol de inovações, pois o meio ambiente é de todos. Temos desafios grandes nessa área, mas também vimos avanços em várias outras. Temos muito o que resolver, principalmente com relação aos resíduos sólidos. Se cada um fizer a sua parte isso pode melhorar. Precisamos de uma mobilização grande da sociedade nesse caminho. O prêmio fortalece a responsabilidade de todos”, destacou.

As inscrições serão abertas no dia do lançamento e vão até o dia 30 de setembro. Mas todos os inscritos deverão fazer uma defesa explicando porque o projeto faz parte do tema e é uma atitude sustentável. Todas as informações necessárias para a inscrição também serão passadas no dia do evento.

O Prêmio Ecologia é uma iniciativa da Seama e do Iema, em parceria com a Rede Vitória de Comunicação, para promover o reconhecimento e incentivo a Pesquisas, Projetos, Atividades, Obras e Empreendimentos que se destacaram na área socioambiental capixaba, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado do Espírito Santo. 

Pontos moeda