Geral

Três projetos de saúde de Anchieta serão apresentados no Congresso Estadual

Cada região do Estado teve seis projetos selecionados, sendo que na região Sul dos seis três são de Anchieta.

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Equipe de saúde que irá apresentar os projetos no congresso.

O 4º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece entre hoje (07) e amanhã (08) em Linhares irá receber representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta. O evento também contará com a III Mostra Espírito Santo aqui tem SUS, onde Anchieta tem três projetos selecionados. Servidores da saúde do município irão apresentar e defender os projetos desenvolvidos e selecionados por um edital que avaliou projetos de várias cidades capixabas.

Os projetos abordam ações de educação em saúde para estudantes, teatro e saúde do trabalhador. Cada região do Estado teve seis projetos selecionados, sendo que na região Sul dos seis três são de Anchieta. “É o município com mais representação de projetos selecionados da região”, comemora a secretária Municipal de Saúde, Jaudete Frontino De Nadai.

Projetos:

Projeto integrado no PSE: mais promoção e prevenção, mais saúde na educação.

Autor: Nara Coutinho da Cunha Rodrigues – referência técnica do Programa Saúde na Escola (PSE)

Resumo: o projeto aborda a atuação do Programa Saúde na Escola (PSE) de Anchieta com o objetivo da integração e articulação intersetorial por meio de ações entre seus parceiros, escolas públicas das redes municipal e estadual. A intenção é contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde, educação e em outras redes sociais para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes, adultos e jovens. Essa iniciativa reconhece e acolhe as ações de integração entre saúde e educação já existentes e que têm impactado positivamente na qualidade de vida dos escolares.

O Teatro como ferramenta de educação em saúde e cidadania: saúde e arte, faz parte!

Autor: Renan das Chagas Ferreira – referência técnica do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms)

Resumo: aborda sobre os teatros de cunhos preventivos e educacionais na área de saúde e cidadania promovido pelo Pesms nas escolas e ESFs do município de Anchieta, com foco em promoção a saúde e a cidadania

Educação em saúde, ”In Loco” para trabalhadores de unidade produtiva domiciliar.

Autor: Érico Ferreira Malavasi | Coautores: Rafaela Pereira, Tatiane Bossato e Adriana freitas

Resumo: educação em saúde, in loco, para trabalhadores de unidade produtiva domiciliar é um projeto elaborado pela parceria da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), possui como objetivo promover educação em saúde para os trabalhadores que realizam suas atividades dentro de seus domicílios (ex: costureiras, confeiteiras, artesãos, etc), de modo que obtenham conhecimentos básicos de segurança e saúde no trabalho (foco em ergonomia, segurança contra exposições ocupacionais a agentes ambientais e saúde mental no trabalho), bem como, fomentar uma visão crítica do trabalho pelos trabalhadores desses espaços.

Pontos moeda